
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer alterações no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios do vale-alimentação e vale-refeição pago a trabalhadores. A proposta, a ser formulada pelo Ministério da Fazenda, tem colocado em lados opostos representantes de supermercados e do setor de benefícios.
De um lado, entidades que representam os estabelecimentos comerciais defendem a reestruturação do programa. De outro, empresas de benefícios alegam que a proposta não ataca o problema da inflação e pode ter o efeito reverso do que pretende o governo.
Entenda as mudanças
O governo estuda colocar em prática a regulamentação da portabilidade do benefício.
A portabilidade garante ao trabalhador o direito de escolher em qual cartão ele prefere receber o auxílio.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a mudança pode aumentar a competitividade entre as empresas, reduzindo, assim, as taxas cobradas pelas operadoras.
Supermercados levaram ao governo a proposta de reestruturar o PAT, implementando o chamado PAT eSocial. Para empresas de benefícios, no entanto, a medida não deve refletir no preços dos alimentos.
Benefício Pé-de-Meia começa a pagar R$ 1.000 a alunos aprovados no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em 2025
Religiosidade Fé e devoção: Altos se prepara para os tradicionais festejos do glorioso São José
Benefício INSS deve antecipar 13º de 2026 para abril e maio; valor chega a R$ 80 bi
Mín. 22° Máx. 31°