
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) alertou que o programa Bolsa Família não exige cadastro por biometria para as famílias já cadastradas. Segundo a pasta, algumas pessoas procuraram unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) após receberem uma notícia falsa de que seria necessário realizar a coleta de novos dados para continuar recebendo o benefício.
“O MDS reafirma que os canais oficiais de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família”, afirmou o ministério em nota.
A pasta também esclareceu que “não há nenhuma ação desse tipo em andamento”. Além disso, em caso de estratégias adicionais, como envio de SMS ou mensagens via WhatsApp, o MDS informa previamente aos estados e municípios por meio dos canais oficiais.
Além das punições legais, quem compartilha fake news pode ser responsabilizado por ações civis, incluindo o pagamento de indenizações por danos morais. “É essencial verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las”, alerta a nota.
O MDS orienta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou buscar informações nos canais oficiais, como o portal e as redes sociais do ministério.
Trabalhador Abono salarial PIS/Pasep: veja as novas regras para 2026 e quem pode perder o direito ao benefício
Dinheiro Mais de 150 mil trabalhadores ainda não sacaram abono do PIS/Pasep; veja como fazer
Benefício Gás do Povo começa a recarga gratuita de botijão até o fim de novembro; veja quem tem direito
Mín. 27° Máx. 40°