Terça, 26 de Novembro de 2024
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Meio Ambiente

Calor ganha força nesta terça-feira (26.11)

Veja a previsão na íntegra

26/11/2024 às 08h15
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
Calor ganha força nesta terça-feira (26.11)

De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, a previsão do tempo para esta terça-feira, 26 de novembro de 2024, apresenta um cenário de instabilidades climáticas que impactam diferentes regiões do país, com destaque para o aumento de chuvas no Norte e a permanência de tempo seco em outras áreas.

Região Norte: instabilidades crescentes

A região Norte deve registrar chuvas em boa parte de seus estados, incluindo Tocantins, metade sul do Pará, norte de Goiás, grande parte do Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Acre e sul de Roraima. Apesar de os volumes não serem tão expressivos, variando entre 10 e 20 mm, a alta umidade favorece a ocorrência dessas precipitações, beneficiando culturas como mandioca e hortaliças.

Nordeste: redução das chuvas

O Nordeste apresenta uma tendência de diminuição nos volumes de chuva, mas ainda são esperadas precipitações isoladas e localmente fortes em estados como Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e sul do Ceará. No oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí, os acumulados também permanecem na casa dos 10 a 20 mm. Essa condição é favorável para o cultivo de grãos em estágios iniciais, mas exige atenção à distribuição hídrica.

Centro-Leste: tempo seco e altas temperaturas

As regiões Centro-Oeste e Sudeste continuam com predomínio de tempo firme, englobando estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem atingir até 39°C devido ao efeito pré-frontal, com confinamento de ar quente antecedendo a chegada de uma frente fria. Essa condição aumenta os riscos de déficit hídrico, especialmente para o milho primeira safra.

Sul: frente fria avança com chuvas localizadas

No Sul, uma frente fria começa a ganhar força, trazendo chuvas volumosas, especialmente para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem chegar a 30 mm de forma localizada, acompanhados de trovoadas. Essa umidade é essencial para o trigo, que está em fase final de colheita, mas requer cautela para evitar perdas por excesso de umidade.

Impactos no campo

Soja: O plantio segue avançado, com 83,3% das áreas semeadas em nível nacional. As condições climáticas gerais são favoráveis, mas preocupações pontuais incluem falta de umidade no sul do Rio Grande do Sul e baixos níveis de radiação no Mato Grosso.

Milho Primeira Safra: Com 58,7% do plantio concluído, o cereal enfrenta desafios no Sul do Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e sudoeste de São Paulo, onde chuvas irregulares e altas temperaturas podem prejudicar o desenvolvimento inicial.

Trigo: A colheita está 94,4% concluída e deve ser finalizada nos próximos dias, com boa produtividade na maioria das áreas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 39°

Qua 39°C 21°C
Qui 40°C 22°C
Sex 41°C 23°C
Sáb 41°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias