Sábado, 23 de Novembro de 2024
29°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Economia Economia

Importação de etanol anidro para o Nordeste cresce

A maior parte das importações deve vir do Golfo americano

23/11/2024 às 08h50
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
Importação de etanol anidro para o Nordeste cresce

Grandes grupos produtores do setor de etanol estão avaliando a importação de até 150.000 m³ de etanol anidro para o Nordeste nos próximos meses, segundo a consultoria Argus. A possibilidade torna-se particularmente atrativa para empresas beneficiadas por regimes fiscais de isenção de imposto de importação, ampliando sua competitividade em um cenário de déficit regional significativo na oferta do produto.  

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que, em 2023, a produção de etanol anidro no Nordeste alcançou 1,07 milhão de m³, frente a um consumo de 2,5 milhões de m³, resultando em um déficit de 1,43 milhão de m³. Já entre janeiro e agosto de 2024, a produção somou apenas 321.000 m³, enquanto o consumo atingiu 1,7 milhão de m³, mantendo um déficit expressivo de 1,3 milhão de m³. Esse desequilíbrio reforça a necessidade de importar volumes adicionais para atender à demanda.  

A maior parte das importações deve vir do Golfo americano, com envios escalonados previstos até março de 2025. A estratégia é sustentada pela tendência de queda nos preços do etanol norte-americano nos próximos meses, tornando a importação mais competitiva que a origem no Centro-Sul do Brasil, onde os custos do produto são mais elevados. Além disso, os Estados Unidos seguem como o principal fornecedor de etanol anidro para o Nordeste em 2024, seguidos pelo Paraguai.  

A Argus destaca que, para empresas que precisam cumprir contratos na região, importar o produto pode ser a solução mais vantajosa economicamente. A combinação de déficit regional, preços competitivos do mercado internacional e benefícios tributários reforça a estratégia de importação, que deve moldar o mercado de combustíveis nordestino nos próximos meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 09h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 41°

Dom 42°C 21°C
Seg 37°C 22°C
Ter 38°C 22°C
Qua 40°C 23°C
Qui 40°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias