A professora Dilceana Dias Barbosa foi presa, nesta quarta-feira (3), em São João dos Patos, cidade a 540 km de São Luís, suspeita de ter envenenado o próprio marido, o sargento da Polícia Militar do Maranhão, Itean Carvalho Barbosa. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em 12 de maio deste ano.
A suspeita foi presa dentro da sala de aula de uma escola em que trabalha no município. De acordo com as investigações, na época, o sargento da PM passou mal em sua residência, chegou a ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São dos Patos e, foi transferido para o Hospital Universitário Presidente Dutra, em São Luís.
A vítima não resistiu e morreu no dia 15 de maio. O corpo do sargento foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), onde passou por exame médico-legal e toxicológicos que confirmaram no organismo da vítima a presença do pesticida Metomil (usado no controle de pragas em plantações de algodão, aveia, batata, couve-flor e outras).
A partir das provas, a Polícia Civil iniciou as investigações e constatou o envolvimento da companheira da vítima no crime. Um mandado de prisão preventiva foi pedido à Justiça do Maranhão.
Dilceana Dias foi presa por equipes da Polícia Civil. Após a prisão, ela foi levada para a Unidade Prisional de São João dos Patos, onde vai permanecer à disposição da Justiça.
Na época da morte do sargento, a Polícia Militar emitiu uma nota de pesar se solidariezando com amigos e familiares da vítima. Natural de Paraíbano, no interior do Maranhão, Itean Carvalho Barbosa ingressou na PM em 2001 e atuava no 35º Batalhão do Médio Sertão Maranhense. Juntos, o casal teve três filhos.
Nota de pesar sobre a morte do sargento Itean Carvalho Barbosa:
"A Polícia Militar do Maranhão comunicou com pesar o falecimento do 3º Sargento PMMA Itean Carvalho Barbosa, ocorrido nesta quinta-feira (15/05) no Hospital Universitário Dutra, em São Luís. Natural de Paraibano-MA, o sargento ingressou na corporação em 2001 e ao longo de sua carreira demonstrou compromisso, dedicação e honra no cumprimento da missão de proteger a sociedade. Ele deixa esposa e três filhos.
O 35º Batalhão do Médio Sertão Maranhense destacou sua trajetória exemplar e prestou solidariedade à família e amigos. O velório estará sendo realizado no pátio do quartel do 35º BPM, onde colegas e comunidade prestam as últimas homenagens a um profissional cuja memória seguirá viva no coração de todos que servem."
Mín. 22° Máx. 38°