
A Justiça do Maranhão suspendeu um empréstimo de R$ 37,9 milhões solicitado pelo Município de Pinheiro, após acatar pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA). A decisão, tomada em 25 de setembro pela juíza Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva, determina a interrupção da operação financeira, que seria realizada junto ao Banco do Brasil. Caso o contrato já tenha sido formalizado, ele deverá ser suspenso até o julgamento definitivo da Ação Civil Pública.
A ação foi movida pela promotora Samira Mercês dos Santos, da 1ª Promotoria de Justiça de Pinheiro, em 20 de setembro. O MPMA argumenta que o empréstimo criaria uma dívida pública de mais de 10 anos, sem a devida análise dos impactos orçamentários e financeiros sobre o município. A promotoria criticou o fato de que tanto o Executivo quanto o Legislativo de Pinheiro não consideraram esses fatores.
Em junho de 2024, a Câmara de Vereadores de Pinheiro aprovou, em regime de urgência, o projeto de lei nº 012/2024, que autorizava o empréstimo e modificava a Lei Municipal nº 2.902/2023, que já permitia uma operação de crédito de R$ 20,9 milhões. No entanto, segundo o MPMA, os vereadores ignoraram um parecer que alertava para a proibição de operações desse tipo no último ano de mandato e em ano eleitoral.
Prazo Prazo para pagamento do IPVA no Piauí termina amanhã
Aceleração Digital Arquivo Público do Piauí digitaliza documentos históricos para preservar memória do estado
Morte Primeira morte por dengue em 2025 é registrada no Piauí
Muita água Forte chuvas em Teresina: correnteza arrasta bebê em avenida completamente alagada na zona sul da cidade
Vacinas Covid, hepatite, poliomielite e mais: vacinas são ofertadas no Shopping Rua Grande, em São Luís
Homenagem Desembargador Brandão de Carvalho presta homenagem a juiz efetivo que assumirá cargo no TRE-PI
Mín. 23° Máx. 37°