
Foi divulgada, nessa quarta-feira (16), a lista de 100 bolsistas aprovados no processo seletivo do projeto Juventude Rural Transformadora. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O foco principal do programa é a seleção de jovens egressos de escolas famílias agrícolas (EFAs), escolas rurais, escolas agrotécnicas e do IFPI, que tenham entre 18 e 25 anos, para atuarem no programa. Foram selecionados bolsistas para todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.

Os jovens selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.000 durante o período do projeto, que tem duração de 18 meses. Com atividades teóricas e práticas para que apliquem todo o conhecimento, desempenhando o papel de agentes transformadores da realidade socioeconômica e cultural nos territórios de desenvolvimento do Piauí.
A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, Márcia Mendes, ressalta a importância do projeto para que os jovens selecionados possam permanecer no campo aplicando os conhecimentos adquiridos.
“O projeto Juventude Rural Transformadora é uma ação de reconhecimento e fortalecimento do protagonismo dos jovens do campo. O projeto é a oportunidade para o jovem reafirmar a sua luta pelo direito de viver e produzir no campo com dignidade. O compromisso da SAF é fortalecer cada jovem participante desta ação, porque acreditamos que o futuro do campo depende dessa juventude,” disse.
A próxima etapa será a entrevista, que deverá ocorrer entre os dias 21 e 25 de outubro. Os demais candidatos vão compor o cadastro reserva e poderão ser chamados para participarem do projeto.
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas
Capacitação Embrapa realiza cursos com técnicos de quatro municípios em Itapecuru Mirim (MA)
Ação Ceará lança editais do Projeto Sertão Vivo e mais investimento para agricultura familiar Mín. 23° Máx. 37°