O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado neste sábado (21), data criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão. Nos últimos anos, a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) vem reforçando sua contribuição com a luta por meio da implementação de políticas públicas no Piauí.
O secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, acredita que neste dia que representa a luta das pessoas com deficiência, o Piauí tem muito o que comemorar com as ações já consolidadas e com o que ainda está por vir, como a implantação do futuro Centro de Autismo em Teresina.
Mauro Eduardo pontua que a Rede Estadual de Reabilitação, além de proporcionar inclusão e qualidade de vida para as pessoas com deficiência, também consegue evitar que muitos casos de deficiências temporárias, resultantes de acidentes, por exemplo, se tornem permanentes. “Temos avançado muito. Hoje temos três centros de reabilitação de alta complexidade e mais 50 centros de fisioterapia pelas diversas regiões do estado; além dos seis centros especializados em educação”, destaca o gestor.
Novos Centros de Reabilitação
A Rede Estadual de Reabilitação Danielle Dias é composta pelo Ceir de Teresina; pelo CER IV de Parnaíba; o CER II de São João do Piauí, além das mais de 50 unidades de fisioterapia distribuídas pelos municípios do interior do estado. Também serão implantados novos centros de reabilitação nos municípios de Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, Uruçuí, Corrente e Campo Maior.
Centro de Autismo
O Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Piauí (Cetea-PI) vai reunir, em um complexo integrado, os atendimentos realizados por uma equipe multidisciplinar composta por neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, dentre outros profissionais.
A previsão é de que o centro seja inaugurado no primeiro semestre de 2025.A nova unidade de saúde vai funcionar na antiga sede da Maternidade Evangelina Rosa, após uma grande reforma.
Novo Viver sem Limite
O Piauí foi o primeiro estado a assinar a adesão ao Novo Viver Sem Limite, programa do governo federal que busca retomar as ações que garantem dignidade às pessoas com deficiência. O programa tem orçamento em torno de R$ 6,5 bilhões, e vai financiar ações como como construção de centros de reabilitação e transporte adaptado para pessoas com deficiência.
Entenda Minhas Mãos
Trata-se de um projeto que capacita em Língua Brasileira de Sinais (Libras) os servidores de órgãos estaduais, preferencialmente aqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nesses órgãos. A iniciativa é uma parceria da Secretaria da Administração, por meio da Escola de Governo, com a Seid e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Programa Estadual de Empregabilidade e Empreendedorismo
O programa “Todos Pela Inclusão” é destinado às pessoas com deficiência do Piauí que visa promover sua inclusão no mundo do trabalho, além de fomentar o empreendedorismo. Dentre as ações, foi disponibilizada uma linha de crédito exclusiva para pessoas com deficiência, em parceria com a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi); oferta de cursos profissionalizantes em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e formações para o mercado de trabalho em parceria com o Sine e com a Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).
Inclusão Itinerante
O Inclusão Itinerante visa descentralizar e facilitar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços prestados pela Seid, como a emissão da Carteira de Identificação do Autista e dos Passes Livres Intermunicipal e Cultura.
O projeto realiza as atividades por meio de um motorhome, com auxílio de mesas, cadeiras e uma barraca toldo.
Mín. 21° Máx. 41°