
A Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) realizou, nessa sexta-feira (20), a Oficina de Formação em Orçamento Sensível a Gênero e Raça, ministrada pela consultora de Orçamentos do Senado Federal, Rita de Cássia Leal, e participação da oficial de Gênero e Etnia do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ismália Afonso. O evento tem parceria da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) e do Consórcio Nordeste.
A oficina voltada para as secretarias do Estado, incluindo superintendentes, diretores e gerentes, foi promovida pelo PNUD, e teve como objetivo aprimorar a capacidade de mobilização de equipes e fortalecer redes de comunicação confiáveis e abertas com stakeholders fundamentais para o alcance dos objetivos do planejamento estadual.
A oficina abordou temas relacionados à comunicação eficiente entre as diversas instâncias de governo, enfatizando a importância de uma articulação estratégica que garanta a execução de políticas públicas de maneira mais eficaz. A presença de gestores das mais diversas áreas reforçou o compromisso da Seplan com a modernização da gestão pública e a melhoria da capacidade de entrega de resultados.
Durante o evento, a consultora de Orçamentos do Senado Federal destacou a relevância do orçamento sensível ao gênero no cenário global. “A oficina que nós estamos rodando aqui hoje em Teresina, se insere num debate mundial sobre a importância de se desenvolverem essas perspectivas para melhorar a efetividade da alocação de recursos, baseada em recomendações internacionais”, comenta Rita de Cássia Leal.
A superintendente da Cepro, Cíntia Bartz, também reforçou a necessidade de aplicar essas perspectivas de gênero e raça nos instrumentos de planejamento, como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). “A oficina visa garantir a alocação de recursos específicos para que as políticas públicas sejam efetivas e priorizadas. Essa iniciativa promove maior integração e comprometimento entre secretarias e órgãos do Estado”, observou a gestora.
No encontro foram discutidos os desafios da política pública. Também foi adotada uma abordagem mais ampla sobre o ciclo orçamentário, analisando os instrumentos disponíveis para a inclusão e consolidação das agendas de gênero e raça desde o planejamento governamental.
Foram considerados o plano de desenvolvimento de longo prazo do Estado, os planos de referência das políticas públicas, o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres e o Plano de Igualdade Racial.
A partir disso, a ideia é influenciar o Plano Plurianual (PPA), definindo indicadores e metas a serem alcançadas, que deverão, por fim, ser financiadas pelo orçamento. Todo esse processo será acompanhado por uma avaliação ao final do ciclo, para que os resultados retroalimentem o planejamento, visando um desenvolvimento que realmente traga transformações significativas para a vida das pessoas.
“O momento é um marco importante para o desenvolvimento de uma gestão pública mais inclusiva e eficiente, alinhando-se às metas do governo estadual de promover políticas que garantam maior justiça social e equidade em suas ações”, destacou Cíntia Bartz.
Piauí Governo torna obrigatório cadastro de marca do rebanho para reforçar controle sanitário no Piauí
Geral Chuva forte impacta cerca de 700 famílias na região de Sorocaba
Governo Operação Herba Nefanda erradica mais de 10 mil pés de maconha em Grajaú Mín. 23° Máx. 34°