A promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi realizada, nessa terça-feira (23), no município de Canto do Buriti, a II Edição do Festival Melão e Mel. O evento busca valorizar e fortalecer a economia local por meio do uso sustentável dos recursos naturais, além de impulsionar a produção de melão e mel na região. O festival também teve como objetivo qualificar os profissionais do setor na região sul do estado.
Com uma programação voltada para melhorias no processo produtivo, o evento ofereceu um dia inteiro de palestras e workshops, que levaram conhecimento à população. Além disso, tiveram expositores e oportunidades de negócios, com valorização da fruticultura irrigada e da apicultura local.
“O Festival Melão e Mel é a maior feira de fruticultura irrigada e apicultura do sul do estado, gerando oportunidades para o pequeno produtor rural. A parceria com o Banco do Nordeste e o Governo do Estado, durante o evento, facilitou financiamentos que possibilitam a geração de empregos e renda,” destacou Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.
A região sul do estado já é reconhecida pelo melhor mel natural do mundo e o melhor melão do Brasil, tornando promissora a integração dessas duas culturas. "Isso gera um impacto positivo na cadeia produtiva e econômica, ao mesmo tempo em que valoriza o meio ambiente,” completou o gestor.
Na oportunidade, a Semarh realizou ação do programa PRO Verde Piauí, com a entrega de 10 mil mudas, destinadas aos visitantes e, principalmente, para agricultores locais que possuem interesse em fazer o plantio em suas propriedades ou em áreas urbanas do município, e de 550 caixas de abelhas para o fortalecimento da apicultura.
O festival foi finalizado com grandes shows nacionais e locais, proporcionando também lazer e cultura para a população local.
Mín. 21° Máx. 25°