
A promovida pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), foi realizada, nessa terça-feira (23), no município de Canto do Buriti, a II Edição do Festival Melão e Mel. O evento busca valorizar e fortalecer a economia local por meio do uso sustentável dos recursos naturais, além de impulsionar a produção de melão e mel na região. O festival também teve como objetivo qualificar os profissionais do setor na região sul do estado.
Com uma programação voltada para melhorias no processo produtivo, o evento ofereceu um dia inteiro de palestras e workshops, que levaram conhecimento à população. Além disso, tiveram expositores e oportunidades de negócios, com valorização da fruticultura irrigada e da apicultura local.
“O Festival Melão e Mel é a maior feira de fruticultura irrigada e apicultura do sul do estado, gerando oportunidades para o pequeno produtor rural. A parceria com o Banco do Nordeste e o Governo do Estado, durante o evento, facilitou financiamentos que possibilitam a geração de empregos e renda,” destacou Daniel Oliveira, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

A região sul do estado já é reconhecida pelo melhor mel natural do mundo e o melhor melão do Brasil, tornando promissora a integração dessas duas culturas. "Isso gera um impacto positivo na cadeia produtiva e econômica, ao mesmo tempo em que valoriza o meio ambiente,” completou o gestor.

Na oportunidade, a Semarh realizou ação do programa PRO Verde Piauí, com a entrega de 10 mil mudas, destinadas aos visitantes e, principalmente, para agricultores locais que possuem interesse em fazer o plantio em suas propriedades ou em áreas urbanas do município, e de 550 caixas de abelhas para o fortalecimento da apicultura.

O festival foi finalizado com grandes shows nacionais e locais, proporcionando também lazer e cultura para a população local.

Projeto de Lei Senado aprova projeto de lei para autorizar compra de alimentos e formação de estoques reguladores
Agricultura Novas evidências científicas sobre o uso de cranberries
Clima Clima instável em julho acende alerta para produtores de laranja em SP
Doce de fava Doce de fava com leite de coco babaçu vira atração na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Anticorpos “Língua eletrônica” brasileira detecta anticorpos da gripe aviária em seis minutos
“Perfume” Embrapa descobre fungo que altera “perfume” do milho e ajuda no combate a pragas
Piauí Rock, forró e cultura popular movimentam a programação da III Feira da Agricultura Familiar nesta sexta (3) e sábado (4)
Piauí Especialista referência nacional no combate à desertificação profere palestra no II Encontro da Agricultura Familiar no sábado (04)
Piauí Agricultores de todo o Piauí iniciam a III Feira da Agricultura Familiar com expectativa de boas vendas e novos mercados Mín. 19° Máx. 38°