Desde o ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) tem adotado uma abordagem inovadora para suas operações, incorporando o uso de aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones. Essa tecnologia vem se revelando uma ferramenta essencial em diversas frentes, desde a prevenção de incidentes até o combate a incêndios florestais e operações de salvamento em praias.
Somente nos primeiros quatro meses de 2024, os drones já realizaram mais de 1.300 abordagens em operações nas praias, demonstrando a eficácia e o impacto positivo dessa iniciativa. O sargento Rodney, do CBMMA, destaca a importância desses recursos avançados.
“Hoje, no Corpo de Bombeiros, existe um núcleo de aeronaves remotamente tripuladas, constituído de 13 bombeiros pilotos. Eles foram treinados para atuar em diversas áreas, visando otimizar os serviços da corporação. Atualmente, nós fazemos mapeamentos de áreas de risco, vistorias das praias, acompanhamento do combate aos incêndios com maior visibilidade, porque dispomos de tecnologia térmica que determina os pontos com foco de incêndio com maior precisão”, ressaltou o sargento Rodney.
A utilização dessas aeronaves não tripuladas está alinhada com uma estratégia mais ampla do CBM/MA para melhorar a eficácia das respostas a emergências e prevenir ocorrências. Os dados e análises geradas pelos drones são essenciais para tomadas de decisão ágeis e informadas, garantindo mais segurança tanto para os bombeiros quanto para a população em geral.
Essa iniciativa é resultado dos investimentos contínuos do Governo do Maranhão, que tem assegurado recursos para a aquisição de equipamentos de última geração, a exemplo desses drones com câmeras térmicas e capacidade de zoom de até 56 vezes. Esses dispositivos não apenas melhoram a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros, mas também garantem uma atuação mais eficaz em áreas de difícil acesso, como florestas e orlas marítimas.
Mín. 22° Máx. 35°