
O Piauí abriga, aproximadamente, 1.745 agricultores familiares com dívidas ativas junto à União por meio do Crédito Fundiário. Os contribuintes podem regularizar seus débitos com descontos de até 70% nas multas e juros por meio da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), acessando o site do Regularize.
Esta ação possibilita o parcelamento dos débitos em até 145 vezes, e os descontos são determinados de acordo com a capacidade de pagamento do devedor. Isso significa que aqueles com menor capacidade financeira para quitar suas dívidas receberão maiores abatimentos no saldo devedor.
Existem 5 editais de transação tributária com diferentes modalidades de parcelamento, criadas durante o período da pandemia de Covid-19. Estas modalidades incluem: dívidas de pequeno valor, débitos considerados de difícil recuperação ou irrecuperáveis, análise da capacidade de pagamento, inscrições garantidas por seguro garantia ou carta fiança, e microempreendedores individuais.
A diretora do Crédito Fundiário da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Sheila Reis, destaca a importância das agricultoras e agricultores familiares estarem regularizando seus débitos junto à União.
“É de extrema importância porque a partir do momento que o CPF daquele agricultor familiar vai para a dívida ativa da União, ele não tem mais direito a receber políticas públicas implementadas a nível nacional, tendo problemas na aposentadoria rural, auxílio maternidade e o auxílio doença rural. Então, a gente faz essa mobilização para que as famílias renegociem suas dívidas”, destacou a gestora.
Os devedores podem simular o parcelamento de seus débitos e verificar os descontos disponíveis através do site https://www.regularize.pgfn.gov.br/. O serviço Regularize da PGFN analisa a capacidade de pagamento do devedor e negocia o débito, determinando as parcelas e descontos para aqueles interessados em renegociar suas dívidas junto à União.
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas Mín. 22° Máx. 34°