
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pediu, em pronunciamento na terça-feira (16), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin arquive a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, que restringiu as operações policiais em comunidades no Rio de Janeiro. Segundo o parlamentar, a decisão resultou em bandidos “cada vez mais bem armados, mais audaciosos e mais certos da impunidade”. A medida foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Flávio Bolsonaro afirmou que a decisão tem causado insegurança jurídica aos policiais do estado e transformado o Rio de Janeiro em “um grande refúgio de traficantes de todo o país”. O senador também destacou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou relatório segundo o qual houve expansão do Comando Vermelho após a decisão do STF.
— Esse relatório é muito esclarecedor, porque ele aponta exatamente algumas falhas, em especial no tocante à interpretação que foi dada da decisão dele, em que a polícia só poderia agir em casos de excepcionalidade, e ninguém sabe o que é excepcionalidade. O relatório aponta bem o que é, quais são as exceções, e a consequência prática é que o policial no Rio tem muito mais medo de um juiz do que de um traficante armado de fuzil.
Senado Federal Senado aguarda texto do novo PNE para iniciar análise
Senado Federal Senado instala Frente Parlamentar da Indústria Farmacêutica
Senado Federal Presidente do Congresso lamenta ataque a judeus na Austrália Mín. 23° Máx. 37°