
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Ação da Cidadania lançaram neste sábado (13.04.24), às 10h, a retomada do Projeto Busca Ativa. A iniciativa visa identificar e alcançar brasileiros em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal.
A cerimônia foi realizada na sede nacional da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro–RJ, e contou também com a presença da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo. O intuito da parceria é incluir lideranças que integram a ação no mapeamento da população mais vulnerável dos territórios em que atuam, informando e orientando sobre seus direitos e sobre o acesso a benefícios sociais.
Durante a solenidade, o ministro Wellington Dias reforçou o papel da agricultura familiar para a melhoria da economia em parcerias com diversas entidades representativas. “Estamos aqui, Rio de Janeiro, nas proximidades da rua Gamboa, visitando este trabalho que é feito com a ação cidadã e abrindo os espaços para várias entidades. Como órgão, temos um papel de tirar as pessoas do mapa da fome, por ações e investimentos em alimentos saudáveis, que são produtos que vêm da agricultura familiar. Nesse setor, as pessoas geram renda o que ajuda essas famílias a saírem de uma situação de pobreza”. Destaque para o Ministro.
O projeto busca especialmente aqueles que vivem em áreas remotas ou com dificuldade de acesso às políticas públicas. A fase piloto está sendo realizada no Rio de Janeiro, estado que enfrenta cenário de insegurança alimentar, com 15% da população em situação grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).
Um Bot no WhatsApp desenvolvido pela Ação da Cidadania, com apoio técnico do MÊS, facilitará o processo de identificação. Através do WhatsApp, as famílias fornecerão informações que serão analisadas para verificar a elegibilidade dos programas sociais.
Após a triagem inicial, as famílias serão orientadas a buscar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para confirmação dos dados e inscrição nos programas. A Ação da Cidadania acompanhará as famílias durante todo o processo, desde a identificação até a concessão dos benefícios.
Visita ao estado do Acre
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, esteve em Rio Branco, no Acre, na tarde desta sexta-feira (12.04.24), anunciando mais de R$ 100 milhões em investimentos para ações sociais no estado. Recursos já em uso para reestruturar centros de assistência, adquirir veículos para busca ativa, apoiar agricultores e pescadores, comprar alimentos pelo PAA e fornecer barcos para comunidades indígenas. Além disso, a pasta vai apoiar municípios afetados por enchentes recentes.
Benefício Governo inicia primeira fase do programa “Gás do Povo” nesta segunda (24)
Golpe Pix ganha mecanismo para recuperar dinheiro de vítimas de fraudes
Religião “Visita do Profeta” atrai uma multidão ao Centro de Convenções Atlântic City em Teresina Mín. 23° Máx. 39°