Segunda, 29 de Abril de 2024
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Agricultura Familiar

No Rio de Janeiro; Ministro Wellington Dias reforça importância da Agricultura familiar na economia durante lançamento do projeto Busca Ativa

O projeto visa alcançar brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

13/04/2024 às 21h23 Atualizada em 13/04/2024 às 22h20
Por: Carlos Santos Fonte: Redação Verdes Campos Sat
Compartilhe:
No Rio de Janeiro; Ministro Wellington Dias reforça importância da Agricultura familiar na economia durante lançamento do projeto Busca Ativa

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Ação da Cidadania lançaram neste sábado (13.04.24), às 10h, a retomada do Projeto Busca Ativa. A iniciativa visa identificar e alcançar brasileiros em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a benefícios, serviços e programas sociais do Governo Federal.

A cerimônia foi realizada na sede nacional da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro–RJ, e contou também com a presença da secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo. O intuito da parceria é incluir lideranças que integram a ação no mapeamento da população mais vulnerável dos territórios em que atuam, informando e orientando sobre seus direitos e sobre o acesso a benefícios sociais.

Durante a solenidade, o ministro Wellington Dias reforçou o papel da agricultura familiar para a melhoria da economia em parcerias com diversas entidades representativas. “Estamos aqui, Rio de Janeiro, nas proximidades da rua Gamboa, visitando este trabalho que é feito com a ação cidadã e abrindo os espaços para várias entidades. Como órgão, temos um papel de tirar as pessoas do mapa da fome, por ações e investimentos em alimentos saudáveis, que são produtos que vêm da agricultura familiar. Nesse setor, as pessoas geram renda o que ajuda essas famílias a saírem de uma situação de pobreza”. Destaque para o Ministro.

O projeto busca especialmente aqueles que vivem em áreas remotas ou com dificuldade de acesso às políticas públicas. A fase piloto está sendo realizada no Rio de Janeiro, estado que enfrenta cenário de insegurança alimentar, com 15% da população em situação grave, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

Um Bot no WhatsApp desenvolvido pela Ação da Cidadania, com apoio técnico do MÊS, facilitará o processo de identificação. Através do WhatsApp, as famílias fornecerão informações que serão analisadas para verificar a elegibilidade dos programas sociais.

Após a triagem inicial, as famílias serão orientadas a buscar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para confirmação dos dados e inscrição nos programas. A Ação da Cidadania acompanhará as famílias durante todo o processo, desde a identificação até a concessão dos benefícios.

Visita ao estado do Acre

Foto: Reprodução 

 

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, esteve em Rio Branco, no Acre, na tarde desta sexta-feira (12.04.24), anunciando mais de R$ 100 milhões em investimentos para ações sociais no estado. Recursos já em uso para reestruturar centros de assistência, adquirir veículos para busca ativa, apoiar agricultores e pescadores, comprar alimentos pelo PAA e fornecer barcos para comunidades indígenas. Além disso, a pasta vai apoiar municípios afetados por enchentes recentes. 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias