O número de açudes sangrando no Ceará aumentou para 35 na manhã desta segunda-feira, 1º. Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora os 157 açudes de todo o Estado.
Desde o último sábado, 30, os açudes Ema (Iracema), Fogareiro (Quixeramobim), Itapebussu (Maranguape), Rosário (Lavras da Mangabeira) e São José I (Boa Viagem) foram os últimos a atingirem a capacidade máxima, de acordo com informações extraídas da última atualização, às 9h56min desta segunda-feira, que marca o início da segunda metade da quadra chuvosa.
Oito dos açudes são da bacia hidrográfica do Litoral, seis da Coreaú, cinco da bacia do Acaraú, cinco da Curu, cinco da bacia Metropolitana, dois de Banabuiú, um da bacia do Alto Jaguaribe, um de Médio Jaguaribe, um de Salgado e um de Sertões de Crateús.
As bacias do Litoral, Acaraú e Coreaú contam com mais de 80% de água acumulada. Já as regiões hidrográficas de Médio Jaguaribe e Sertões de Crateús têm volume abaixo de 30% da capacidade.
O Ceará também conta com 16 açudes com volume acima de 90% e 36 açudes com volume inferior a 30%. ]
Em relação aos três maiores açudes do Ceará, apenas um está com o volume acima dos 50%. O Castanhão, maior reservatório do Ceará, tem 27,96% do nível preenchido, Banabuiú tem 38% e Orós está em 55,20%.
Mín. 22° Máx. 38°