Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Ação Social Detran-MA

Detran-MA simplifica e torna mais ágil o registro veicular ao cidadão

A iniciativa torna o processo mais rápido e econômico.

27/03/2024 às 15h10 Atualizada em 03/04/2024 às 14h48
Por: Amanda Bonfim Fonte: Governo do Estado do Maranhão
Compartilhe:
Detran-MA simplifica e torna mais ágil o registro veicular ao cidadão

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) deu início a uma nova forma de prestar os serviços de registro e emplacamento de veículos zero km no Maranhão. Agora é 100% digital, buscando a comodidade do usuário, pois todo o processo pode ser realizado de casa, do trabalho ou qualquer local de escolha do cidadão, através de sistema informatizado. 

A iniciativa torna o processo mais rápido e econômico. Com essa medida, a expectativa é que o veículo zero km, que muitas vezes demorava até duas semanas para ser plenamente emplacado, possa ter todo o seu processo feito no mesmo dia. 

“A implementação deste novo sistema é de suma importância, pois os proprietários de veículos poderão realizar todo o processo de primeiro emplacamento de forma online, eliminando a necessidade de deslocamentos físicos. Este avanço representa um marco na modernização dos serviços oferecidos pelo Detran. Ao adotar o formato digital, estamos simplificando a vida dos cidadãos, reduzindo tempos de espera e garantindo maior transparência em todo o processo”, afirma o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim.

Foram implantadas novas tecnologias que proporcionam mais segurança em todas as etapas do serviço, além de simplificar o atendimento prestado aos usuários por meio de um sistema digital. Este sistema permite que o serviço seja solicitado pelo celular ou computador através do site emplacamentoma.com.br, oferecendo funcionalidades intuitivas e simplificadas.

Etapas do processo

Primeiramente, o usuário deve entrar no site do Detran-MA e clicar na aba “Primeiro Emplacamento Digital”. Após isso, ele será redirecionado para uma página com orientações sobre o serviços e, caso esteja de acordo, deve clicar embaixo em “1º Emplacamento Digital - Clique Aqui”. 

Na nova aba que será aberta, o usuário deve fazer upload da nota fiscal ou digitar a chave de acesso e validar a sua biometria. A próxima etapa é clicar em “cadastrar”, em novo emplacamento, inserir nota fiscal, colocar endereço, escolher uma sequência disponível de placa, caso deseje, e selecionar a estampadora de sua preferência. 

Por fim, basta realizar o pagamento de todas as taxas em uma única transação e no formato desejado (pix ou até mesmo cartão de crédito, de forma parcelada), e aguardar a instalação da placa e recebimento do documento via SMS, e-mail e/ou Carteira Digital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias