Wednesday, 16 de September de 2026
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Fiscalização

Anvisa proíbe todos os lotes de bebida proteica

Produtos da marca NotShake Protein não foram notificados como suplementos alimentares, segundo a agência

16/09/2026 às 15h12
Por: Fabio Brito Fonte: G1
Compartilhe:
Anvisa proíbe todos os lotes de bebida proteica

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta quarta-feira (16) todos os lotes da bebida proteica NotShake Protein.

A medida atinge os produtos:

NotShake Protein Morango com Tâmara 
NotShake Protein Baunilha com Coco 
NotShake Protein Chocolate 
NotShake Protein Café Caramelo 

Segundo a agência, a proibição ocorreu por que os produtos não são notificados como suplementos alimentares.

“Além disso, há insuficiência dos estudos apresentados para demonstrar a manutenção das características dos produtos durante todo o prazo de validade e a inadequação da alegação ‘zero lactose’“, acrescenta a Anvisa.

Na decisão, a Anvisa determinou o recolhimento da bebida, além de proibir a fabricação, venda, distribuição, propaganda e uso do produto.

O R7 entrou em contato com a empresa NotCo Brasil, responsável pela fabricação do NotShake Protein, sobre a proibição e aguarda resposta.

Caneta emagrecedora, moringa e Aloe vera
Também nesta quarta-feira, a Anvisa proibiu a caneta emagrecedora T36, da classe de agonistas do receptor GLP 1, oriunda do Paraguai. Segundo a agência, o medicamento não possui registro sanitário e não teve segurança e eficácia avaliadas no Brasil.

A Anvisa também proibiu o produto Aloe Care – Cranberry  Flavored Aloe Vera Gel, da Biodis Industrial Ltda. A agência informa que ele é vendido como um produto que contém Aloe vera, para consumo oral, sem avaliação prévia de segurança e autorização de uso pela Anvisa.

Há irregularidades também na rotulagem, com informações obrigatórias do produto em língua estrangeira e divulgação de alegações de saúde e terapêuticas não autorizadas. 

A Anvisa ainda determinou a apreensão de produtos com Moringa oleifera, ingrediente que, segundo a agência, não tem segurança comprovada em uso como alimento “em quaisquer formas de apresentação, como chá, cápsulas, comprimidos, barras, pó, bebida, entre outros”.

Todos os lotes dos seguintes produtos da marca Moringa da Paz foram proibidos: 

Cápsula Nespresso de Moringa Oleífera 
Pó Orgânico de Moringa Oleífera 
Cápsulas com Pó Orgânico de Moringa Oleífera 
Chá Orgânico de Moringa Oleífera 

A agência também informa que os “produtos à base de moringa passaram por avaliação de segurança em diversas ocasiões, mas não foram aprovados, pois efeitos genotóxicos (capacidade de danificar o material genético e consequente desenvolvimento de câncer) e hepatotóxicos (danos ao fígado) não puderam ser afastados”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Galego
Galego
Sobre Coluna: de um dos mais expressivos personagens da imprensa piauiense, notadamente do rádio e da televisão, Gomes de Oliveira "O Galego". Com versatilidade, também traz informações do Brasil e do mundo, em tempo real.
Teresina, PI Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
36°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 41°

Thu 41°C 20°C
Fri 40°C 21°C
Sat 40°C 22°C
Sun 40°C 22°C
Mon 41°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete