Sábado, 21 de Setembro de 2024
31°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Piauí

Pacientes da arteterapia do Ceir constroem mural natalino

A atividade tem se mostrado uma ferramenta eficaz para auxiliar pacientes a desenvolver habilidades, explorar emoções, aliviar o estresse e promove...

19/12/2023 às 10h46
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Com a proximidade das celebrações de fim de ano, os pacientes da arteterapia do 
Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) desenvolveram desenhos, colagens e recortes expressando o espírito natalino em um lindo mural. 

De acordo com a arteterapeuta Manu Sato, a arteterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz para auxiliar pacientes a desenvolver habilidades, explorar emoções, aliviar o estresse e promover o bem-estar geral. 

“Nesta atividade trabalhamos a coordenação motora, a percepção visual e o equilíbrio, pois muitos pacientes não conseguem ficar em pé direito, precisam de um apoio. Pensando nisso, fizemos um trabalho no qual esses pacientes ficavam em pé riscando e cortando os desenhos”, ressaltou a profissional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O painel feito pelos pacientes está localizado no segundo andar do Centro e desperta a atenção de funcionários, acompanhantes e visitantes. “Para mim foi muito gratificante trabalhar na construção do mural, ver toda a minha evolução. Antes, eu não conseguia manusear nada com as mãos, desta vez, eu consegui fazer os recortes com a tesoura. É muito gratificante ver todo o resultado e saber que contribuí para isso”, comentou Fernando Silva, um dos pacientes que participou da criação do mural, .

Cada corte e recorte reflete a diversidade de histórias individuais e experiências compartilhadas pelos pacientes. Assim, o mural se tornou uma poderosa representação visual da jornada de cada participante no seu processo de reabilitação.

A paciente Edna Maria confessou que antes não acreditava no seu processo de evolução, mas que ficou feliz em acompanhar a sua superação. “No início do tratamento, eu não queria vir, pois eu pensava que era só pintar. Mas ao longo das sessões, eu fui vendo que era totalmente diferente daquilo que eu pensava e com isso, eu fui desenvolvendo as técnicas. Participar da construção do mural de Natal foi muito gratificante, tive a sensação de ter contribuído com algo. Fiquei bastante satisfeita”, ressaltou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias