O Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (13) o plano de trabalho da área de comunicação da instituição para o biênio 2024-2025. O diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado, apresentou os objetivos para o biênio, que priorizam a atualização tecnológica e de linguagem.
A expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, que chegou a mais de 1600 canais de TV em 2023, é uma das ações prioritárias, junto com a transição para o modelo de TV 3.0, uma nova tecnologia mais interativa, que deve ser implementada no Brasil a partir de 2025.
Outra prioridade é o lançamento, em 2024, da nova versão da ferramenta de audiências interativas, que permite aos cidadãos fazer perguntas durante as reuniões de comissões da Câmara dos Deputados. A ferramenta estará integrada ao portal da instituição.
Gustavo Ferenci, representante da sociedade civil, destacou a necessidade de investir em estratégias de divulgação do material produzido. “É um conteúdo de alta qualidade, que pertence ao cidadão”, pontuou.
Linguagem simples
O Conselho também decidiu produzir uma cartilha para orientar os profissionais de comunicação da Câmara e de outros órgãos do Poder Legislativo sobre como utilizar a linguagem simples, um conjunto de técnicas criadas para transmitir informações de maneira clara.
A proposta foi da conselheira Aline Braga, uma das representantes da sociedade civil no colegiado. “É importante reforçar o diálogo para que a gente tenha a prática disso, ajudando as pessoas a entenderem o que se passa nas casas legislativas”, destacou.
A Câmara dos Deputados aprovou este mês um projeto de lei que institui a política nacional de linguagem simples ( PL 6256/19 ). O projeto agora vai ser analisado pelo Senado.
Conselho
O Conselho de Comunicação é presidido pela deputada Any Ortiz (Cidadania-RS). O colegiado é composto por quatro representantes da sociedade civil, pelo diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados e por cinco deputados: o secretário de Comunicação Social, o secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, o secretário de Transparência e o ouvidor.
O Conselho foi criado em 2019 para propor como a instituição deve se comunicar com sociedade e para zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, nas notícias publicadas no Portal da Internet e nas contas da Câmara nas redes sociais. O Conselho se reúne a cada três meses.
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