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Agência de inovação e empreendedorismo da Uema celebra posição da universidade como a mais empreendedora do MA em 2023

Ranking de Universidades Empreendedoras aponta a Uema como a mais empreendedora do MA e a 69ª mais bem colocada do país.

29/11/2023 às 18h38
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
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- Sede da Marandu em São Luís. Agência é responsável por promover a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico (Foto: Júnior Foicinha)
- Sede da Marandu em São Luís. Agência é responsável por promover a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico (Foto: Júnior Foicinha)

De acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), levantamento divulgado esta semana pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi a universidade mais empreendedora do estado em 2023. Ainda segundo o estudo, a Uema ocupa a 69ª colocação no ranqueamento nacional das universidades mais empreendedoras do país. A boa notícia foi comemorada por universitários e corpo docente, mas foi especialmente celebrada por profissionais e alunos diretamente envolvidos com o trabalho desenvolvido pela Marandu, agência Uema de inovação e empreendedorismo.

“A Uema recebe essa notícia do ranqueamento nacional das universidades empreendedoras com muito contentamento. Essa é uma evidência de que os investimentos que nós temos feito nos últimos anos têm dado certo”, disse o professor da Uema e diretor da Marandu, Roberto Serra, em entrevista concedida nesta quarta-feira (29), na sede da agência, localizada no Largo do Carmo, Centro de São Luís.

Segundo Roberto Serra, a Agência Marandu foi criada em 2019 e tem como metas aproximar a universidade do mercado, estimular o empreendedorismo e mostrar para a sociedade possíveis produtos que vêm sendo desenvolvidos e pesquisados em ambiente acadêmico.  

“Uma série de investimentos têm sido feita para que as agendas da inovação e do empreendedorismo sejam dinamizadas na comunidade universitária. Quando alunos pretendem outras opções de ingresso no mercado de trabalho, extrapolando a perspectiva do concurso público ou do mercado formal, eles pensam em montar seus próprios negócios, em empreender, e a agência oferta, direciona e dá as condições para que isso ocorra”, explicou Roberto Serra.   

Inovação e empreendedorismo

Em guarani, idioma de povos indígenas do Brasil e de outros países da América do Sul, a palavra “marandu” significa novidade, uma das marcas da agência Marandu. Em 2023, a Agência Marandu marcou presença em diversos eventos regionais e nacionais, além de inovar, criando seus próprios projetos, como o “Marandu Day”, a “Jornada Uema de Empreendedorismo Inovador” e a plataforma digital “Vitrine Tecnológica da Uema”, que compartilha produções inovadoras feitas na universidade.

Egresso do curso de Engenharia de Alimentos da Uema, Edson Mendes confirmou a vocação da universidade em preparar os acadêmicos para a inovação e o empreendedorismo. Atualmente integrante do ‘squad’ (como são conhecidas no universo das organizações, as equipes multidisciplinares e auto gerenciadas), Edson ressaltou que a Uema trabalha no direcionamento dos alunos para a criação de práticas empreendedoras desde a grade curricular.

“Ela nos prepara nos apresentando o ecossistema local, nos oferecendo conhecimento para tratarmos de empreendedorismo, não só no âmbito universitário, do ensino, mas também na prática. Somos apresentados a metodologias, técnicas e todo o mecanismo de funcionamento do empreendedorismo no Maranhão”, reforçou Edson Mendes.  

Sobre o ranking

O Ranking de Universidades Empreendedoras é feito a partir da coleta e análise de dados de três diferentes fontes: pesquisa de percepção dos estudantes, informações de embaixadores – alunos voluntários – e referências de fontes secundárias em bases de dados complementares.

A análise do Ranking de Universidades Empreendedoras considera como instituição empreendedora a comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável, que desenvolve a sociedade por meio de práticas inovadoras. Os critérios de avaliação, chamados também de dimensões, envolvem Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro.

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