A Defesa Civil do Estado do Maranhão realizou um minicurso durante o III Workshop do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepa) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), dedicado aos alunos de Geografia, nesta sexta-feira (20). O evento contou com uma aula prática de grande destaque, na qual foram utilizados drones para a análise de riscos ambientais. Esta iniciativa visou não apenas capacitar estudantes, mas também promover a aplicação prática do conhecimento adquirido.
O minicurso teve início com a parte teórica, na qual os participantes receberam informações valiosas sobre análise de risco, comportamento de autoproteção e a função da Defesa Civil no estado. O capitão da Defesa Civil, David Veiga, explicou: "É um mini curso da Defesa Civil, relacionado à questão da análise de risco, que primeiro fundamenta o desenvolvimento do comportamento de autoproteção do aluno e forma ele como multiplicador de proteção e Defesa Civil no estado e, também, traz aquela caracterização do pilar da universidade que é a extensão. É trazer o conhecimento da academia para a resolução dos problemas públicos”, pontuou.
Após a parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, para monitorar áreas de risco, identificação e catalogação de riscos e zoneamento. Na oportunidade, o capitão Veiga ressaltou a importância dos drones nesse contexto. "Quanto ao uso de drones, é uma iniciativa crucial na atuação da Defesa Civil, principalmente na identificação em tempo real e em menor tempo possível das áreas de risco, que é fundamental na tomada de decisão pelos gestores em medidas de proteção, prevenção e mitigação", acrescentou Veiga.
Bruno Martins, que é consultor ambiental, também destacou o valor desse curso para os estudantes: "Esse curso vai dar uma nova perspectiva para os alunos de Geografia quanto às outras possibilidades tanto no mercado de trabalho, quanto na área de pesquisa e na extensão junto à universidade. Hoje, a pessoa que realiza um trabalho com drones se diferencia no mercado de trabalho", disse Martins.
Vinícius Silva, um dos estudantes beneficiados com a capacitação, compartilhou sua experiência: "Para nós, como estudantes, esse curso agregou incrivelmente. Às vezes, o conhecimento como esse é algo inalcançável, temos algumas dificuldades por sermos de faculdade pública, então, essa iniciativa do Núcleo de Pesquisas e Defesa Civil faz com que a gente se caracterize no perfil profissional", agradeceu.
O universitário também enfatizou como a compreensão do trabalho da Defesa Civil e o contato com drones ampliaram suas perspectivas profissionais. “Antes desse curso eu não tinha uma compreensão do que era a Defesa Civil. Então, pude entender que é um trabalho complicado, técnico e muito importante para a nossa sociedade. E quanto ao contato com os drones, é algo que pode abrir muitas oportunidades profissionais para a gente, a questão da interação tecnológica é algo mais abrangente para o nosso conhecimento”, afirmou Vinícius Silva.
Mín. 22° Máx. 39°