A deputada Estadual Bárbara do Firmino decidiu apoiar a pré-candidatura do Deputado Fábio Novo a prefeitura de Teresina. Isso causou uma grande reviravolta no mundo político do Piauí, porque a parlamentar era uma das expectativas de pré-candidaturas da oposição para as eleições de 2024.
Bárbara do Firmino se elegeu em 2022 e foi eleita com 35.276 votos (1,79% dos votos válidos). Ela é médica e é filha do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho.
Na época, o atual vice-governador do Piauí, Themístocles Filho tinha elogiado a sua vitória, afirmando que era muito amigo da Bárbara e de sua mãe, a ex-deputada estadual Lucy Soares. O ex-presidente da Alepi (Assembléia Legislativa do Piauí) teria ajudado a impulsionar a campanha da Deputada, destacando o seu mérito nas eleições de 2022.
Durante as eleições de 2022, a parlamentar sempre destacou o nome de seu pai, destacando a sua atuação durante a gestão como prefeito da Teresina.
Atuação como gestor de Teresina
Firmino Filho era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas). Ele ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 1996, onde foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.
O ex-prefeito sempre se posicionou como oposição ao Partido dos Trabalhadores. Nas eleições de 2006, o presidente executivo da sigla, Firmino Filho foi candidato pela sigla PSDB, saindo em terceiro lugar perdendo para Wellington Dias, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Ele faleceu no dia 6 de abril de 2021, aos 57 anos, ao cair do 14º andar do edifício Manhattan River Center, na Avenida Senador Arêa Leão, em Teresina. No local funciona a sede da representação do Tribunal de Contas da União no Piauí, onde o ex-gestor cumpria expediente.
Críticas da oposição
Bárbara foi bastante criticada por parlamentares da oposição, porque tinha uma expectativa muito grande da deputada sair como candidata à prefeitura de Teresina.
A jornalista Samantha Cavalca fez duras críticas a Deputada. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Samantha declarou que já previa a sua atitude, relatando em seguida que Bárbara já tinha indícios de mudar de lado, citando inclusive o nome de sua mãe Lucy Soares em um trecho do vídeo.
A irmã de Bárbara, Cristina Soares usou as suas redes sociais, para comemorar o apoio da parlamentar à pré-candidatura de Fábio Novo (PT). Ela também revelou que na eleição passada votou no Partido dos Trabalhadores, o PT, representado pelo número 13.
"Tô orgulhosa da minha irmã, fez certo. Na minha vida todinha eu sempre fui contra o PT, minha família né. Mas confesso que na eleição pesada eu votei 13, e não me arrependo", disse.
Mín. 21° Máx. 40°