A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba participou nesta quinta-feira (19), no Intermares Hall, do I Congresso Paraibano de Atenção Primária à Saúde (CPAPIS) com o tema 'Fortalecimento da Estratégia Saúde da Família nas Redes de Atenção à Saúde e na Primeira Infância'. O evento ocorreu em uma casa de eventos na cidade de Cabedelo. A programação do Congresso iniciou na quarta-feira (18) e contou com cursos de formação, workshop, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos.
O I CPAPS foi promovido pela Escola de Saúde Pública da Paraíba, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Gerência Executiva de Atenção à Saúde e Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde (Projeto AMAR). O objetivo do encontro é compartilhar experiências e conhecimentos que envolvem a Atenção Primária à Saúde, com foco na primeira infância.
A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação da Paraíba, Elizabete Araújo, participou da abertura do segundo dia do evento e falou sobre a importância do trabalho conjunto das Secretarias Estaduais da Educação, Saúde e Desenvolvimento Humano entre outros setores para promover o desenvolvimento integral da infância.
"Está neste encontro estadual com diversos profissionais discutindo sobre a primeira infância e a educação está junto é compreender que as ações intersetoriais fazem toda diferença no desenvolvimento da primeira infância. É preciso que essas ações também alcancem as famílias para ajudar as crianças na fase que é decisiva para que elas tenham uma trajetória educacional de sucesso".
Durante a mesa redonda que tratou sobre a 'Ações intersetoriais para a implementação da política da primeira infância', Elizabete Araújo ressaltou as ações de regime colaborativo do Governo da Paraíba para com os municípios.
"É de responsabilidade do Estado o Ensino Médio, mas temos um termo de colaboração da educação com 100% dos municípios paraibanos com formação continuada, avaliação do material didático e apoio a construções de creches com investimento de R$ 214 milhões e muitas dessas construções ainda não foram iniciadas. Além da implantação do Programa Alfabetiza Mais Paraíba”, detalhou.
Também participaram da mesa redonda a secretária executiva da Saúde, Renata Nóbrega, a coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, a secretaria de Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, o secretário Municipal da Saúde de Quixaba, Davi e a professora da Universidade Federal da Paraíba e mediadora da mesa, Altamira Reichert.
Mín. 22° Máx. 39°