Alunos e professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) marcaram presença no evento em alusão à 20ª Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT), que iniciou na última segunda (16) e vai até sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Imperatriz. Na oportunidade os estudantes apresentaram de mais de 160 projetos sustentáveis de autoria própria - e com forte potencial de mudança positiva no Maranhão.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e os projetos do Iema, que variam de planos para promover a educação ambiental até a criação de ‘bombas de sementes’ para o reflorestamento de áreas desmatadas, têm um objetivo em comum: apresentar à sociedade alternativas de desenvolvimento sustentável, levando em consideração fauna e flora locais.
Junto à sua equipe, a estudante do Iema Pleno de Colinas, Camila Chaves, apresentou o projeto intitulado ‘A eletricidade no cotidiano: o uso consciente de energia elétrica nas residências domiciliares do bairro Piquete’. O objetivo é promover a conscientização no bairro colinense acerca de práticas simples que podem ser adotadas para reduzir o consumo de energia, e, por consequência, o gasto.
Para a aluna do curso técnico de enfermagem, o evento vai além de somente apresentar os próprios trabalhos. “Estou tendo uma ótima experiência. Com as pesquisas realizadas, os dados coletados, a gente pôde adquirir muito conhecimento. Não só com o nosso, mas também com os demais trabalhos que pudemos assistir”, contou Camila Chaves.
Já o grupo de Pablo Juan Silva, estudante do curso técnico de farmácia do Iema Pleno de Santa Luzia do Paruá, apresentou um trabalho que trata da avaliação da infraestrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) na Atenção Básica em sua cidade - como forma de fiscalização do serviço público essencial. “As pessoas vêm visitar os trabalhos e ficam com o sorriso no rosto. Os avaliadores estão gostando dos resultados”, compartilhou.
“São vários alunos, de várias unidades, apresentando à sociedade formas de mudar a vida das pessoas”, afirmou a diretora-geral do Iema, Cricielle Muniz. A gestora acompanhou e assistiu entusiasmada às apresentações dos estudantes: “foi um momento muito rico de partilha de conhecimento. O resultado é fruto da dedicação e do investimento do Estado na educação. É enriquecedor e inspirador ver como nossos alunos se dedicam à ciência e à inovação”.
Mín. 22° Máx. 39°