Trinta profissionais de Segurança Pública participaram, nesta terça-feira (17), da solenidade de abertura do Curso de Operações de Inteligência (COI). A formação é ofertada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), envolvendo agentes do Ceará e do Piauí, com carga horária de 108 horas/aula.
O curso aborda uma série de conteúdos práticos e teóricos, como Emprego de Meios Eletrônicos, Comunicações Sigilosas, Contrainteligência, Técnicas Operacionais, Técnicas de Porte Velado e Combate Veicular, entre outras disciplinas. São 30 alunos na turma – sendo 26 servidores do Ceará (polícias Militar e Civil, além da Secretaria da Administração Penitenciária) e quatro policiais militares do Piauí.
Leonardo Barreto, diretor-geral da Aesp-CE, comentou a relevância da inteligência no enfrentamento ao crime organizado e parabenizou a turma. “Os senhores e as senhoras estão aqui buscando qualificação, buscando conhecimento para servir cada vez mais e melhor a sociedade cearense, a sociedade piauiense, todos os estados do Nordeste, todos os estados que compõem o nosso querido país. Gostaria parabenizar os senhores e as senhoras, e destacar que são os maiores protagonistas deste momento”, aplaudiu o gestor.
Já o titular da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), delegado Nelson Pimentel, falou sobre os professores da formação. “Há pouco mais de cinco, seis anos, a inteligência de Segurança Pública no Ceará não possuía cursos ordinários. A gente precisou levar vários profissionais nossos para serem capacitados fora do Estado. E assim a gente conseguiu formar um corpo de docentes para que fosse multiplicada essa doutrina de inteligência”, comentou.
Mín. 22° Máx. 39°