Quinta, 28 de Novembro de 2024
36°

Tempo limpo

Teresina, PI

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova inclusão de parklet em plano de mobilidade urbana dos municípios

Bruno Spada/Câmara dos Deputados O deputado Marangoni recomendou a aprovação da proposta A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deput...

14/08/2023 às 10h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
O deputado Marangoni recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
O deputado Marangoni recomendou a aprovação da proposta - (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto determinando que o plano de mobilidade urbana das cidades contemple áreas em vias públicas destinadas a parklets.

Parklets são pequenos espaços de lazer construídos ao longo das vagas de estacionamento em ruas e avenidas.

Criados nos Estados Unidos, esses espaços funcionam como uma extensão das calçadas e podem conter bancos, mesas ou estacionamento para bicicletas. Algumas cidades brasileiras já regularizaram a instalação desse tipo de mobiliário urbano.

A medida aprovada, prevista no Projeto de Lei 1934/21 é do ex-deputado Cássio Andrade (PA), altera Política Nacional de Mobilidade Urbana.  O relator, deputado Marangoni (União-SP), deu parecer favorável.

“Os parklets são populares em diversas cidades ao redor do mundo como uma forma de melhorar a qualidade de vida urbana, proporcionando espaços públicos de convivência e recreação”, disse Marangoni. Ele apresentou um substitutivo com ajuste pontual de redação, sem interferir no mérito original da proposta.

Parklet em São Paulo
Parklet em São Paulo - (Foto: Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo)

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias