Duas ofensivas distintas coordenadas por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram, nessa quarta-feira (21), na prisão em flagrante de quatro homens suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes e de um indivíduo suspeito de porte ilegal de arma de fogo. As capturas ocorreram no Conjunto Palmeiras, no Grande Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Ao todo, quatro pistolas, 168 munições e drogas foram apreendidas. Os suspeitos foram autuados em flagrante em uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
Após tomarem conhecimento sobre indivíduos armados na região, equipes do Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE iniciaram diligências e lograram êxito nas prisões de Hailton de Lima Oliveira, de 29 anos, conhecido como “Biscoito”, com passagens por tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, corrupção de menor, integrar organização criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo e desacato; David Bernardo Gomes, de 26 anos, com passagens por roubo de veículo; Francisco Carlos Nascimento de Oliveira, de 32 anos, conhecido como “Martelo”, com passagens por receptação e posse de drogas, e Venicio Alves da Silva, de 19 anos.
Durante a ação, três pistolas, 108 munições, aparelhos celulares, nove papelotes de cocaína e dois veículos foram apreendidos. O grupo foi conduzido para o 30º Distrito Policial (DP), onde foi autuado pelos crimes de porte ou posse ilegal de arma de fogo e posse de drogas. Conforme apuração, os homens são suspeitos de integrarem um grupo criminoso responsável por crimes na região.
Outra prisão
Ainda durante ações no bairro, uma equipe da PMCE prendeu em flagrante Josivan Honorato Pereira, de 25 anos. O homem foi capturado, na manhã dessa quarta-feira (21), em posse de uma pistola calibre 9mm, 60 munições e uma balaclava. A ação teve apoio também de uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE. Ele foi conduzido para o 30° DP, onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. A PC-CE segue investigando o envolvimento dele em outros crimes na região.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da PMCE reforçam a região com ações preventivas e ostensivas, contando com apoio de equipes da Força Tática do 16º Batalhão, Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Batalhão de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio), após relatos de ameaças a moradores. Além da parte ostensiva, a SSPDS ressalta que a Polícia Civil, por meio do 30º DP, realiza diligências com o intuito de identificar e capturar integrantes de grupos criminosos na região. As apurações contam ainda com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE.
É importante destacar que no último dia 1º de junho, Michael Silvestre Azevedo (26), conhecido como “MK”, que possui antecedentes por roubo e crime contra a incolumidade pública, foi preso. Ele é apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na região e responsável por crimes. A SSPDS reforça que todos os casos que chegam ao conhecimento das Forças de Segurança são devidamente investigados pela PC-CE.
A pasta ressalta ainda que é imprescindível que qualquer tipo de crime seja comunicado às autoridades por meio do Disque Denúncia da SSPDS, pelo número 181, ou registrado em unidades policiais da PC-CE. Os crimes também podem ser registrados por meio de Boletim de Ocorrência (BO), na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, em qualquer hora do dia ou da noite.
Mín. 21° Máx. 31°