
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (26), um alerta de chuvas intensas que abrange a totalidade dos 184 municípios do Ceará. O aviso, classificado na cor amarela (grau de perigo potencial), indica a chegada de instabilidades climáticas a partir de sábado, 28 de fevereiro, com permanência prevista até o domingo, 1º de março.
De acordo com o monitoramento do órgão, a expectativa é de precipitações que variam entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir o acumulado de 50 mm em um único dia. Além da chuva, o estado deve registrar ventos intensos, com rajadas oscilando entre 40 e 60 km/h.
Diferente de alertas isolados, desta vez a cobertura meteorológica é total: todas as regiões geográficas do Ceará — do Litoral ao Cariri — devem ser impactadas pelas formações de nuvens.
Apesar do alerta, o Inmet classifica como baixo o risco de grandes transtornos, como cortes de energia elétrica de longa duração ou alagamentos severos. No entanto, o instituto reforça a necessidade de atenção para:
Queda de galhos de árvores;
Incidência de descargas elétricas (raios);
Alagamentos pontuais em áreas urbanas com drenagem deficiente.
A Defesa Civil recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Foto: Marciel Bezerra/Funceme
Alerta Laranja: Chuvas Intensas Colocam Interior do Ceará em Estado de Perigo
Aviso de severidade moderada vigora entre 24 e 27 de fevereiro; Fortaleza e Região Metropolitana ficam fora da área crítica.
Enquanto o estado se prepara para o alerta geral do fim de semana, uma parcela específica do território cearense já se encontra sob Alerta Laranja (grau de perigo) entre esta terça-feira (24) e sexta-feira (27). Diferente do aviso amarelo, o alerta laranja indica riscos meteorológicos mais acentuados para os municípios atingidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal Verdes Campos Sat no WhatsApp
Os 38 municípios contemplados pelo Inmet são:
Furto Igreja de São Bernardo é invadida no Centro de Fortaleza; sino da torre é furtado
Copa do Brasil Ceará e Primavera-SP decidem vaga na 3ª fase da Copa do Brasil 2026
Casos de meningite Com oito óbitos registrados este ano, Ceará intensifica orientações sobre sintomas e riscos da meningite
Mín. 22° Máx. 32°