
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) divulgou o edital de chamada pública para inscrições gratuitas em cursos de qualificação profissional e Formação Inicial e Continuada (FIC) por meio do Programa Mulheres Mil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Confira aqui o edital completo.
Neste primeiro semestre, estão sendo ofertadas 276 vagas para os cursos de Artesã de Biojoias, Horticultora Orgânica e Salgadeira, com carga horária total de 192 horas. As inscrições seguem abertas até o dia 27 de fevereiro.
O Programa Mulheres Mil foi criado para unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

Como se inscrever
Para efetuar a inscrição, a candidata deve comparecer aos locais e endereços especificados no edital, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, portando os seguintes documentos:
– Documento de Identidade;
– Comprovante de Residência atualizado;
– Declaração de Escolaridade mínima exigida para o curso (emitida pela escola ou autodeclaração);
– Autorização do Responsável, no caso de candidatas menores de idade;
– Ficha de Inscrição devidamente preenchida.
Público-Alvo
A idade mínima para matrícula é de 16 anos. As vagas são destinadas, prioritariamente, a trabalhadoras rurais, mulheres de baixa renda, mulheres quilombolas, artesãs, marisqueiras e mulheres atendidas em comunidades terapêuticas.
Ao todo, o programa contemplará 16 municípios. Nesta primeira etapa, as atividades ocorrerão em Batalha, Amarante, Regeneração, Palmeirais, Miguel Alves, União, Floriano e Cabeceiras. No segundo semestre, outros oito municípios serão atendidos, totalizando mais de 500 vagas ofertadas até o fim do ano.
Benefícios
Cada participante receberá assistência estudantil no valor total de R$ 576, paga via PIX em duas parcelas. A primeira após a execução de 20% da carga horária e a segunda ao término do curso, mediante confirmação de frequência no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).
Todo o material necessário ao processo de aprendizagem será fornecido pelo programa, incluindo caderno, apostilas, fardamento e insumos para as aulas práticas.
Moradora do Quilombo Caldeirão, em Amarante, Liliane Alves Lima concluiu o curso de Artesã de Biojoias por meio do Programa Mulheres Mil e relata que a formação trouxe novos conhecimentos e contribuiu para a geração de renda. “Trouxe mais renda para mim e para minha família, além de independência financeira. O curso foi um divisor de águas e hoje podemos realizar mais sonhos. Nós estávamos precisando desse apoio e a Seduc chegou com essa oportunidade”, afirma.
Para o secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, o Programa Mulheres Mil representa uma importante política de inclusão e desenvolvimento social. “Essa iniciativa amplia perspectivas, fortalece a autonomia e impacta positivamente as comunidades atendidas. O Mulheres Mil cumpre um papel estratégico ao promover formação profissional e geração de renda”, destaca o gestor.
O resultado final das matrículas homologadas será divulgado no dia 5 de março, e o início das aulas da primeira etapa está previsto para 23 de março.
Mulheres Mil
Desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com o Ministério da Educação, o Programa Mulheres Mil é uma das principais políticas públicas de inclusão produtiva do país, voltada à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Piauí Secretaria da Educação publica lista definitiva de aprovados no processo seletivo interno da Bolsa Mais Professores
Piauí Seduc convoca mais de 1.200 profissionais da educação para escolas de tempo integral
Educação Jurista explica por que print de tela não é prova no processo judicial
Verba Governo federal reajusta repasse da merenda escolar em 14,3% para 2026
Educação São Paulo sedia maior congresso de cuidados paliativos da AL
Piauí Piauí é destaque nacional e conquista Selo Ouro da Alfabetização pelo segundo ano consecutivo
Educação Cidade sem Risco é tema de campanha nacional
Piauí Rede estadual dobra resultados, supera 10 mil medalhas e torna o Piauí referência nacional em olimpíadas do conhecimento
Piauí Estudantes da rede estadual dobra resultados, superam 10 mil medalhas e tornam o Piauí referência nacional em olimpíadas do conhecimento Mín. 22° Máx. 34°