
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 228/24 determina que autoridades com foro por prerrogativa de função só fiquem inelegíveis após terem direito a recurso em instância superior (o chamado duplo grau de jurisdição), mesmo em decisões proferidas por órgãos colegiados.
Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera a Lei das Inelegibilidades .
Hoje, pessoas condenadas por decisão de órgão colegiado (tribunal) tornam-se inelegíveis.
No caso de autoridades com foro por prerrogativa de função, como deputados e o presidente da República, o julgamento ocorre diretamente em tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Nessas situações, não há instância superior para reexaminar a decisão.
Para o autor da proposta, deputado Fausto Pinato (PP-SP), isso cria diferença de tratamento entre autoridades com foro e cidadãos que podem recorrer da condenação em primeira instância. “A legislação trata os titulares de prerrogativa de foro como cidadãos de segunda classe”, disse.
Próximos passos
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Projeto proíbe conteúdo inadequado para menores em eventos abertos ao público
Câmara Conselho de Ética cancela reunião desta quarta
Câmara Conselho de Ética cancela depoimentos de deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto
Câmara Deputados podem votar proposta que reajusta multa por adulteração de combustíveis
Câmara Câmara aprova redução de alíquotas tributárias para indústria química
Câmara Câmara aprova projeto que cria a Universidade Federal Indígena
Câmara Projeto reduz alíquotas de PIS e Cofins antes da mudança no regime tributário para a indústria química
Câmara Projeto proíbe fiança para quem for preso a partir do terceiro inquérito policial
Câmara Plenário pode votar projeto que reajusta multa por adulteração de combustíveis e reforça fiscalização Mín. 22° Máx. 34°