
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) confirmou que o Governo do Piauí está apto a executar recursos de emendas parlamentares sem risco de paralisações, assegurando o fortalecimento de políticas públicas essenciais e o cumprimento integral dos controles exigidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse avanço é sustentado pelo Sistema Integrado de Gestão de Repasses (SIGRP), solução mantida e evoluída pela Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – Etipi, que garante a execução das emendas parlamentares no estado, com mais transparência, agilidade e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
O sistema passou por um processo de fortalecimento tecnológico, garantindo soberania digital e segurança operacional, despontando como referência em governança pública.

O SIGRP é capaz de assegurar, de forma integrada e estruturada, os requisitos de transparência, rastreabilidade e controle exigidos pelo STF.
A plataforma conecta órgãos estratégicos como Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Secretaria do Planejamento e órgãos executores, promovendo padronização de fluxos, segurança jurídica e ampla publicidade dos atos administrativos.
Segundo o presidente da Etipi, Ellen Gera, o reconhecimento do TCE consolida o papel da tecnologia como instrumento de transformação do Estado. “O SIGRP é uma entrega concreta de valor público. Ele garante soberania digital, segurança jurídica e transparência real na execução das emendas parlamentares, permitindo que os recursos cheguem com mais agilidade às políticas públicas que impactam diretamente a vida da população”, destacou o gestor.
Para a Etipi, a iniciativa reforça a atuação do órgão como agente estratégico da transformação digital do Governo do Piauí, promovendo soluções que qualificam a gestão pública, fortalecem a governança e ampliam a confiança da sociedade na aplicação dos recursos públicos.
Piauí Sistema da Etipi fortalece a gestão de emendas e garante execução segura de repasses do Governo do Piauí
Autorização Judicial Tatiana Medeiros deixa prisão domiciliar para realizar cirurgia oftalmológica
Capital Pavão Filho toma posse como vereador de São Luís
Piauí Governo inicia atualização cadastral de entidades comunitárias para o Orçamento Participativo Digital (OPA) 2026-2027
Governo Porto do Itaqui consolida o melhor janeiro da história com crescimento de 44% e recorde de movimentação
Direitos Entenda quais as orientações nos contratos de locação de imóveis no Carnaval
Piauí Agespisa prorroga prazo de adesão ao Programa de Regularização de Débitos por mais 15 dias; saiba como aderir
Juventude Mais de 50 crianças foram afastadas de trabalho infantil em 2025 no Piauí
Acidente Presidente de Câmara Municipal morre após ser atropelado por secretário de Obras em cidade do RN Mín. 21° Máx. 33°