
Em 2025, 57 crianças e adolescentes foram afastados de situação de trabalho infantil no Piauí. O dado foi divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O estado registrou o terceiro menor número de afastamentos no Nordeste, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 42 casos, e da Paraíba, com 43 crianças afastadas.
O MTE destacou o fortalecimento do Grupo Especial Móvel de Combate ao Trabalho Infantil (GMTI), que conta com uma equipe fixa de fiscalização e atua em todos os estados do país.
O Ministério informou ainda que o grupo garante o afastamento imediato das vítimas e o encaminhamento delas à rede de proteção social, assegurando acesso a direitos fundamentais e a serviços públicos.
Em 2019, o projeto Crianças Livres do Trabalho Infantil apontou que 51.803 piauienses estavam em situação de trabalho infantil. Entre as vítimas de 5 a 17 anos, 25,1% exerciam alguma das piores formas de trabalho infantil. Do total, 33.277 eram meninos e 18.526, meninas.
Quanto à faixa etária, 5,2% das crianças e adolescentes tinham entre 5 e 9 anos; 22,7% estavam entre 10 e 13 anos; 31,8% tinham de 14 a 15 anos; e 40,3% tinham entre 16 e 17 anos.
Denuncias
Para denunciar casos de trabalho infantil, é possível acionar o Disque 100 ou acessar o Sistema Ipê, específico para denúncias de trabalho infantil.
Também é possível acionar o Ministério Público do Trabalho e o Conselho Tutelar da região onde a criança ou adolescente se encontra.
Piauí Agespisa prorroga prazo de adesão ao Programa de Regularização de Débitos por mais 15 dias; saiba como aderir
Acidente Presidente de Câmara Municipal morre após ser atropelado por secretário de Obras em cidade do RN
Piauí Moradores pescam peixes com redes em trecho alagado de avenida após chuvas em Teresina
Feriado Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Polícia Prisão por Golpes com Cartões de Crédito em Teresina
Piauí Rafael Fonteles reúne equipe de governo para discutir resultados e metas da gestão
Governo Governo do Estado fortalece futebol de base com incentivo de R$ 250 mil para cada escolinha da Série A do Campeonato Maranhense
Prevenção Vigilância Sanitária orienta foliões sobre cuidados com alimentos e bebidas no Carnaval
Salvamento Homem é resgatado após cair em cacimba de 15 metros ao tentar salvar galinha no Ceará Mín. 22° Máx. 38°