
Durante a apresentação dos Resultados do Desenvolvimento Econômico do Estado – 2025, realizada no Palácio de Karnak, nessa terça-feira (10), o governador Rafael Fonteles destacou a atuação estratégica da Secretaria do Turismo do Piauí (Setur), frisando que o setor é um dos pilares para o fortalecimento da economia piauiense, com impactos diretos na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.
À frente da Setur, o secretário Daniel Oliveira apresentou os principais indicadores do setor ao longo de 2025, evidenciando ações planejadas, investimentos estruturantes e políticas públicas voltadas à valorização dos destinos turísticos, à interiorização do turismo e ao desenvolvimento sustentável em todas as regiões do estado.
“O turismo do Piauí vive um novo momento. Os resultados apresentados são fruto de planejamento, investimento público responsável e integração com os municípios, o setor privado e as comunidades locais. Estamos estruturando destinos, qualificando pessoas e promovendo o estado no Brasil e no exterior”, afirmou o secretário Daniel Oliveira.

Entre os dados apresentados, destaca-se o crescimento do número de passageiros nos aeroportos do estado, que saltou de 472.907 em 2022 para 553.352 em 2025, representando um aumento de 17%. O fluxo turístico no Piauí também apresentou crescimento consistente, alcançando 703.078 visitantes em 2025, com uma média de crescimento de 16,7% entre 2023 e 2025, segundo o Observatório de Inteligência Turística do Piauí.
Outro ponto relevante foi o investimento de R$ 61,7 milhões na revitalização de 22 pontos turísticos, beneficiando 18 municípios em diferentes polos do estado, como a Costa do Delta, Serra da Capivara, Polo das Origens e Teresina. As visitações turísticas nos principais atrativos cresceram cerca de 32%, passando de 630.854 visitas em 2023 para 833.186 em 2025.
O turismo internacional também apresentou avanço significativo, especialmente nos polos da Serra da Capivara e Serra das Confusões, com crescimento de 32% na visitação estrangeira, atraindo turistas de países como França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido e Argentina.
No campo da qualificação profissional, a Setur capacitou 2.023 agentes da cadeia turística entre 2023 e 2025, um crescimento de 282%, com foco em áreas como prestação de serviços, atendimento ao turista e promoção dos destinos. As ações contribuíram diretamente para a melhoria da experiência do visitante e para o fortalecimento da economia local.

Os investimentos também foram impulsionados por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur), que destinou R$ 9,26 milhões em 2025, um crescimento de 14,6% em relação a 2024, contemplando projetos nas áreas de turismo cultural, de natureza, esportes, base comunitária, negócios e eventos, turismo rural, religioso, gastronômico e sol e praia.
Outro destaque foi o fortalecimento da promoção turística do estado, com ações nacionais e internacionais em eventos como a BTL Lisboa, WTM Latin America, ABAV Expo Internacional, Brazil Travel Market (BTM) e road shows realizados em cidades como Milão, Londres e Paris, ampliando a visibilidade do Piauí no mercado turístico global.
As políticas de turismo acessível e responsável também avançaram. O Piauí conquistou três novas práticas reconhecidas pelo Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, com destaque para o Museu dos Povos Indígenas do Piauí (MUPI), o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Projeto Turismo Escolar.

Como reflexo desse conjunto de ações, o setor turístico piauiense registrou crescimento expressivo na geração de 60 mil postos de trabalho, sendo 22 mil empregos formais. Em 2025, foram contabilizados 22.905 empregos um aumento de 83,4% em relação a 2022, conforme dados do Caged.
Para a Setur, os resultados apresentados reforçam o turismo como um eixo estratégico do desenvolvimento econômico do Piauí, alinhado à visão de gestão integrada, sustentável e voltada para resultados promovida pelo Governo do Estado.
Piauí Turismo responde por cerca de 60 mil postos de trabalho no Piauí
Turismo Alta no turismo exterior eleva demanda por vistos
Piauí Delta do Rio Parnaíba registra crescimento de 23,6% na visitação turística em janeiro deste ano Mín. 21° Máx. 33°