Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
30°

Tempo nublado

Teresina, PI

Brasil Tremor

Tremor de Terra é Registrado em Bocaina (PI)

Segundo abalo sísmico em 48 horas no estado

04/02/2026 às 08h58
Por: Vanilson Brito
Compartilhe:
Tremor de Terra é Registrado em Bocaina (PI)

Um tremor de terra de magnitude 2,1 na escala Richter foi registrado na cidade de Bocaina, no Piauí, na noite de terça-feira (3). Este é o segundo episódio do tipo ocorrido no estado em apenas 48 horas. O registro foi feito por uma estação do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis-UFRN), que ainda vai confirmar oficialmente a causa do sismo.

De acordo com o geógrafo Rafael Marques, o tremor é semelhante ao que ocorreu no domingo (1º) em Castelo do Piauí. Ambos foram considerados de baixa intensidade e não provocaram prejuízos. O especialista explicou que, como hipótese, o fenômeno pode estar relacionado à acomodação do terreno, influenciada pela presença de falhas geológicas na região e pelo lineamento estrutural das bacias do riacho Riachão e do Rio Guaribas.

Marques destacou ainda que a região é suscetível a pequenos tremores, que diferem dos terremotos. Enquanto os tremores de baixa intensidade não afetam diretamente a estrutura das comunidades, os terremotos podem trazer riscos à saúde pública e causar danos significativos. Ele lembrou que, atualmente, os registros são possíveis graças ao avanço tecnológico dos órgãos e universidades, e que novos episódios podem ocorrer dependendo dos fatores geológicos locais.

O climatologista Werton Costa acrescentou que Bocaina possui uma barragem com capacidade para armazenar 106 milhões de m³ de água. Embora o tremor registrado não tenha causado impactos, ele ressaltou que um abalo de maior intensidade poderia comprometer a estrutura da barragem, trazendo riscos à população e ao meio ambiente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias