Sexta, 30 de Janeiro de 2026
32°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Saúde Piauí

Vigilância Sanitária do Piauí triplica número de inspeções em três anos

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa) registrou um crescimento expressivo de 171% no número de inspeções sanitárias reali...

30/01/2026 às 18h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Piauí (Divisa) registrou um crescimento expressivo de 171% no número de inspeções sanitárias realizadas em empresas públicas e privadas no estado em 2025. O salto evidencia o esforço contínuo da gestão em fortalecer a fiscalização e garantir a segurança sanitária da população.

Em 2022, foram realizadas 1.029 inspeções. Em 2023, esse número subiu para 1.403. Já em 2024, chegou a 1.642 e, em 2025, atingiu a marca de 2.793 inspeções sanitárias, quase o triplo do registrado três anos antes.

As ações abrangem serviços de média e alta complexidade sob competência da Divisa, como distribuidoras de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, transportadoras, indústrias de alimentos, águas minerais e adicionadas de sais, farmoquímicas, farmácias de manipulação, clínicas especializadas, hospitais com UTI, hospitais com partos cesáreos, clínicas oftalmológicas, oncológicas, de hemodiálise, de medicina nuclear, clínicas de reprodução humana assistida, hemocentros, agências transfusionais, laboratórios de anatomia patológica e inspeções de apoio técnico aos municípios.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Ascom Sesapi

Um dos fatores que contribuíram para esse avanço foi a aplicação do Roteiro Objetivo de Inspeção, ferramenta que traz mais clareza e padronização às ações.

“O roteiro permite identificar de forma objetiva as conformidades e não conformidades dos serviços, com base nas legislações sanitárias e na classificação de risco”, destaca a diretora da Divisa, Tatiana Chaves.

Durante o ano de 2025, os fiscais da Divisa passaram por diversas capacitações para o uso adequado dos roteiros, garantindo maior eficiência nas inspeções e uniformidade nos procedimentos adotados pela equipe. O uso dessa metodologia também contribui para agilidade no processo de análise e na tomada de decisões, ampliando o alcance das ações fiscalizatórias no estado.

A ampliação das inspeções também incluiu vistorias para abertura de novas empresas, reforçando o papel da Vigilância Sanitária como agente fundamental na regulação e na promoção de serviços mais seguros para a população piauiense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias