
A deputada federal e ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB-MA), de 72 anos, informou na noite de domingo (18) que está internada para tratar uma pneumonia. Ela enfrenta a infecção enquanto faz tratamento contra um câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença.
Roseana contou que recebeu alta na quinta-feira (15), mas precisou retornar ao hospital na sexta-feira (16) para tratar a pneumonia. O tratamento está sendo realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“Agora vou direto para a cirurgia e estou muito esperançosa. Acho que vai dar tudo certo. Conto com a oração de vocês e, claro, com a proteção de Deus”, disse em vídeo publicado.
Roseana revelou o diagnóstico em agosto de 2025. Segundo ela, a última sessão de quimioterapia, marcada para 27 de janeiro, foi suspensa pela equipe médica. A deputada informou ainda que deve passar por uma cirurgia em breve.
Desde o diagnóstico, a deputada tem compartilhado nas redes sociais detalhes do tratamento. Ela admite que o processo não tem sido fácil, mas afirma manter a fé e a esperança na cura.
Segundo a American Cancer Society, o câncer de mama triplo negativo representa entre 10% e 15% dos casos da doença. Ele é considerado mais agressivo porque cresce e se espalha rapidamente, tem menos opções de tratamento e apresenta prognóstico mais desafiador.
O tipo é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, negras ou com mutações no gene BRCA1.
Histórico de saúde
Esta não é a primeira vez que Roseana enfrenta um câncer. Em 1998, durante a campanha de reeleição ao governo do Maranhão, ela foi diagnosticada novamente e passou por quatro cirurgias, incluindo a retirada de um nódulo no pulmão, um tumor na mama, uma histerectomia e a remoção de nódulos intestinais.
Os procedimentos foram realizados pelo médico Raul Cutait e duraram cerca de oito horas. Até 2016, Roseana já havia passado por 23 cirurgias para remoção de tumores benignos e malignos — o primeiro deles aos 19 anos.
Quem é Roseana Sarney
Roseana Sarney é deputada federal pelo MDB do Maranhão e foi a primeira mulher eleita governadora de um estado brasileiro. Filha do ex-presidente José Sarney, ela governou o Maranhão por quatro mandatos, foi senadora e atuou como líder do governo no Congresso Nacional.
Luto Cantor Ray Douglas, referência do brega e seresta na região norte e nordeste, morre no MA
Buscas Cadela farejadora morre em operação de buscas por crianças desaparecidas em Bacabal
Buscas Mergulhadores iniciam varredura em lago durante buscas por crianças desaparecidas em Bacabal
Desaparecidos Menino desaparecido em Bacabal e encontrado nu não sofreu violência sexual, apontam exames
Prisão Mãe é presa em flagrante por manter filha com paralisia infantil trancada e sem comida em São Bento, no MA
Penitenciária 39 detentos não retornaram aos presídios após saída temporária de Natal na Grande São Luís
Mín. 22° Máx. 32°