Quinta, 15 de Janeiro de 2026
33°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Emgerpi passa a integrar Rede Nacional de Arquivos Públicos

O arquivo geral da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está, oficialmente, inscrito no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Atualme...

15/01/2026 às 18h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O arquivo geral da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) está, oficialmente, inscrito no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Atualmente, o arquivo geral da Emgerpi dispõe de uma massa documental com mais de 8 mil caixas de extrema relevância para a história da gestão estadual e da formação do Piauí.

No Piauí, além da Emgerpi, as instituições que integram o Conarq incluem o Tribunal Regional do Trabalho, o Tribunal de Justiça, a Justiça Federal, a Justiça Estadual e o Arquivo Público Estadual.

O Conarq é um órgão colegiado responsável por definir a política nacional de arquivos públicos e privados no Brasil, promovendo a gestão e preservação de documentos arquivísticos. Ao compor a rede nacional de arquivos públicos, a Emgerpi passa a atua como entidade custodiadora arquivística no Estado do Piauí, fortalecendo a preservação da memória documental e a gestão adequada dos arquivos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

De acordo com o diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, “esta é uma importante conquista do setor visto que dará mais legitimidade e credibilidade perante a gestão documental”.

Osmar de Sousa Carvalho é um dos arquivistas da Emgerpi. Para ele, o fato arquivo da empresa fazer parte agora do Conarq é motivo de orgulho. “Pertencer ao Conselho Nacional de Arquivos nos dá uma identidade e visibilidade muito boa. Este registro também nos engrandece como arquivistas e mostra os esforços feitos através do nosso trabalho, bem como o apoio dado pela nossa coordenação e diretoria presidencial da Emgerpi”.

Como ter acesso ao arquivo:

Para ter acesso ao arquivo da Emgerpi, que é composto por reprodução eletrostática (fotocópias), fotográfica, videográfica, transcrição de originais e digitalização, é preciso realizar uma solicitação prévia ao setor responsável pela gerência dos documentos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias