
BACABAL - Morreu, nesta quinta-feira (15), uma cadela identificada como Yara, que integrava a equipe do Corpo de Bombeiros do estado do Ceará e estava na força-tarefa de buscas pelas crianças desaparecidas no município de Bacabal, no Maranhão. Segundo informação dos militares, o animal faleceu no momento em que iria iniciar o trabalho de busca.
Após a confirmação da morte da cadela, uma homenagem foi realizada em uma das bases da operação, localizada no povoado Santa Rosa. A cerimônia reuniu integrantes das equipes envolvidas nas buscas e foi comandada pelo Coronel do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto.
Não há, até o momento, maiores informações sobre o que teria causado a morte do animal.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão (sem partido), utilizou as redes sociais para informar que 12 bombeiros e seis cães farejadores, vindos dos estados do Pará e do Ceará, vão reforçar as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel, que estão desaparecidos há 11 dias no município de Bacabal, a 240 km de São Luís. Além de agradecer à cooperação dos governadores Helder Barbalho, do Pará, e Elmano de Freitas, do Ceará, Brandão disse que essa iniciativa vai fortalecer o trabalho das equipes na busca pelas duas crianças.
"Recebemos o apoio de sete bombeiros e dois cães farejadores vindos do Pará, além de cinco bombeiros e quatro cães farejadores do Ceará, para reforçar as buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly e Allan Michel. É uma união de esforços para ampliar as frentes de trabalho e fortalecer a atuação das equipes em campo. Agradeço aos profissionais e aos governadores Helder Barbalho e Elmano de Freitas pela solidariedade e cooperação", afirmou o governador.
Varredura em lago
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) iniciou, no fim da manhã desta quarta-feira (14), uma nova fase das buscas pelas crianças desaparecidas em Bacabal. Quatro mergulhadores começaram uma varredura no lago Limpo, em busca de vestígios dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, desaparecidos há 11 dias no interior do Maranhão.
Lago Limpo é ponto estratégico da operação
O lago Limpo é o local por onde as crianças teriam passado enquanto estavam perdidas na mata. As informações foram dadas pelo menino Anderson Kauan, que havia desaparecido junto com Ágatha e Allan, mas foi achado no dia 7 de janeiro. A criança relatou que deixou os primos próximo ao lago e saiu para buscar ajuda.
“Estamos aqui com quatro mergulhadores fazendo a varredura, o pente fino na lagoa Limpa, com o objetivo de tirar qualquer dúvida que as crianças se afogaram aqui no rio. Se caso as crianças tenham se afogado, nossa equipe irá, com certeza, encontrar os corpos. Então o objetivo é esse fazer o pente fino, a varredura geral aqui na lagoa para poder identificar qualquer tipo de vestígio em relação às crianças”, explicou o coronel Hélio do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Buscas Mergulhadores iniciam varredura em lago durante buscas por crianças desaparecidas em Bacabal
Desaparecidos Menino desaparecido em Bacabal e encontrado nu não sofreu violência sexual, apontam exames
Prisão Mãe é presa em flagrante por manter filha com paralisia infantil trancada e sem comida em São Bento, no MA
Penitenciária 39 detentos não retornaram aos presídios após saída temporária de Natal na Grande São Luís
Buscas Força-tarefa retoma busca por crianças desaparecidas na comunidade quilombola São Sebastião dos Pretos, em Bacabal.
Investigação Três crianças desaparecem no Quilombo de São Sebastião dos Pretos, em Bacabal
Mín. 24° Máx. 37°