
Foi sancionada, a Lei nº 8.921, que institui as diretrizes da Escola Amiga do Agro na rede estadual de ensino do Piauí. A norma, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (9), estabelece ações pedagógicas voltadas aos alunos do ensino fundamental e médio, com o objetivo de promover o conhecimento e a vivência sobre a realidade agropecuária piauiense, fortalecendo a relação entre educação, produção rural e desenvolvimento socioeconômico.
As diretrizes preveem atividades que ampliam a compreensão dos estudantes sobre os saberes, experiências e o cotidiano do produtor rural, além de informações sobre a produção agropecuária e seu impacto na geração de emprego, renda e segurança alimentar. A proposta também incentiva o aprofundamento nas cadeias produtivas do Estado e nas políticas públicas voltadas ao setor, com foco na sustentabilidade socioambiental.

Para a implementação das diretrizes, a lei autoriza o poder executivo a firmar convênios e parcerias com instituições educacionais e empresas públicas ou privadas, assegurando a execução das ações previstas. A regulamentação ficará a cargo do Executivo estadual, garantindo alinhamento com as políticas educacionais vigentes.
A lei é de autoria do deputado João Madison e entra em vigor a partir de hoje, data de sua publicação.
Febre Suína Piauí decreta estado de emergência zoossanitária
Imposto Exportadores de mel projetam 2026 de incertezas com tarifaço ainda em vigor
Piauí Programa já instalou mais de 1.300 kits de irrigação e garantiu acompanhamento permanente a pequenos produtores
Agricultura Programa Forrageiras beneficia quase 500 produtores rurais no Ceará
Piauí Programa de fortalecimento de cooperativas supera metas e impulsiona nova fase do cooperativismo no Piauí
Piauí Quitanda da Agricultura Familiar movimenta mais de R$ 1 milhão em comercialização e expande presença no estado Mín. 24° Máx. 37°