Terça, 30 de Dezembro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Clima

Inmet alerta para calor extremo e tempestades nos últimos dias de 2025

Inmet alerta para altas temperaturas, chuvas fortes e cuidados com a saúde e a segurança.

30/12/2025 às 14h48
Por: Amanda Lafayette Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Os últimos dias do ano serão de muito calor e pancadas de chuva em várias regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alertas de perigo, principalmente para os estados do Sudeste, Sul e parte do Centro-Oeste.

De acordo com o Inmet, uma onda de calor intensa atinge estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul. As temperaturas ficam bem acima do normal e oferecem risco à saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas que trabalham ao ar livre.

Além do calor, o tempo começa a mudar com a chegada de uma frente fria, que deve provocar chuvas fortes e tempestades em várias regiões. São esperados temporais com vento forte, raios e possibilidade de granizo, principalmente no Sul do país, interior de São Paulo e partes do Centro-Oeste e Norte.

O Inmet alerta que essas chuvas podem causar queda de energia, alagamentos, danos em plantações e queda de árvores, principalmente nas áreas com aviso laranja, que indica risco maior.

Virada do ano

Na noite de Réveillon, o tempo deve continuar abafado no Sudeste, com chance de chuva entre o fim da tarde e a noite. No Sul, o ano termina com instabilidade e risco de temporais, principalmente em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

Já no Norte e Nordeste, o clima segue o padrão de verão, com calor e sol, e o litoral nordestino tem menor chance de chuva durante a virada.

Orientações

O Inmet recomenda evitar ficar embaixo de árvores durante ventos fortes, não estacionar perto de placas ou torres e desligar aparelhos elétricos se possível. Em dias muito quentes, a orientação é beber bastante água, evitar esforço físico nas horas mais quentes e não se expor ao sol forte.

Em caso de emergência, a população deve procurar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias