Sábado, 06 de Dezembro de 2025
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Cidades Saúde

Mauá confirma primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida destilada

Homem de 47 anos está internado na UTI após consumir licor em dois estabelecimentos da cidade

06/12/2025 às 09h44
Por: Amanda Lafayette Fonte: SBT News
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde de Mauá confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em bebida destilada no município. O paciente, um homem de 47 anos, relatou ter ingerido licor entre os dias 21 e 22 de novembro em dois locais: um no Jardim Elizabeth e outro no Jardim Mauá.

Depois de consumir a bebida, ele apresentou sintomas como forte dor de cabeça, cansaço, indisposição, visão turva e confusão mental. O homem procurou atendimento médico, foi internado e, pouco depois, precisou ser intubado. Ele está na UTI do Hospital Nardini desde o dia 23 de novembro e realiza sessões de hemodiálise desde o dia 26.

Na terça-feira (2), a Vigilância Epidemiológica recebeu o resultado positivo para metanol no exame de urina do paciente.

Em nota, o município informou: "A Vigilância Sanitária de Mauá realizou a interdição cautelar do licor mencionado pelo paciente. A interdição cautelar é uma medida preventiva que consiste em lacrar e proibir temporariamente a venda e o consumo do produto suspeito, mantendo-o separado e indisponível ao público até a conclusão da investigação."

Segundo o relatório mais recente, 520 suspeitas foram descartadas. Ao todo, 50 casos foram confirmados, incluindo 10 mortes — quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos, moradores da capital paulista; uma mulher de 30 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos, de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; e um homem de 26 anos, de Sorocaba.

Atualmente, seis casos seguem em investigação, entre eles cinco óbitos: um de Guariba (39 anos), um de São Vicente (32 anos), um de São José dos Campos (31 anos) e dois de Cajamar (29 e 38 anos).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias