
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Codevasf, realizou, na semana passada, treinamento para a formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPEDCs), desta vez no município de São João da Fronteira, na Comunidade Pavuna.
O intuito é compartilhar informações importantes sobre como agir em situações de risco, fortalecer a prevenção e a capacitação dos moradores para o monitoramento de chuvas, por meio dos pluviômetros comunitários.
Segundo a assistente social da Defesa Civil e coordenadora do NUPEDCs, Mariana Medeiros, os treinamentos são focados em comunidades ribeirinhas, associações comunitárias, sindicatos e instituições de base comunitária com interesse em colaborar. “São pessoas que residem em áreas de risco, que recebem um treinamento e uma formação relacionada à preparação para situações de emergência e elas serão multiplicadoras e um elo da Defesa Civil junto à comunidade que vivencia o risco”.

A coordenadora ainda explica que, após a formação, a Defesa Civil leva para os núcleos, pluviômetros, para que eles sejam instalados na comunidade. “A partir daí, a gente vai poder ter dados e informações sobre os índices de chuvas em vários municípios, formando o que a gente chama de rede colaborativa de monitoramento participativo”, destaca Mariana.
O líder comunitário, Amorim Paiva, fala da importância do encontro. “Pela primeira vez estamos recebendo uma formação que vai fortalecer muito a prevenção, segurança e a proteção das nossas comunidades, especialmente aquelas que vivem próximo aos açudes Jaburu e Jenipapo, bem como das demais áreas ribeirinhas. Então, este momento representa avanço e cuidado com as famílias que aqui residem. O núcleo será fundamental para que a própria comunidade tenha conhecimento e autonomia para agir em situações de emergência”, conta.

Governo FMRB abre exposição Encontro de Emoções na Galeria Dila, no Convento das Mercês
Invasão de recinto Polícia identifica homem que morreu após invadir jaula de leoa em zoológico de João Pessoa; jovem tinha 19 anos
Climas Frente fria avança no início da semana e provoca tempestades em boa parte do país Mín. 26° Máx. 35°