
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ouve, nesta terça-feira (2), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, sobre o suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, noticiado pela imprensa.
O convite foi feito pelo deputado Thiago de Joaldo (PP-SE). O debate será às 16 horas, em plenário a ser definido.
"O Enem é o principal instrumento de acesso ao ensino superior no país, afetando o futuro de milhões de jovens, e qualquer falha em sua segurança compromete diretamente a isonomia, a credibilidade e a confiança pública no sistema educacional brasileiro", afirma o parlamentar.
Ele espera que o presidente do Inep explique a situação, apresente o resultado das investigações conduzidas em parceria com a Polícia Federal, esclareça se houve falhas nos protocolos de segurança e que medidas serão adotadas para proteger futuras edições.
"Além disso, a comissão precisa de clareza técnica sobre como a anulação de questões afetará o complexo cálculo da Teoria de Resposta ao Item (TRI), garantindo a justa aferição do desempenho dos participantes", afirmou.
Câmara Comissão debate desestatização da hidrovia do Rio Madeira, em Rondônia
Câmara Comissão do Esporte debate preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026
Câmara Novas leis criam as Rotas Turísticas do Capim Dourado e das Serras Gerais do Tocantins
Câmara Debatedores defendem identificação biométrica de recém-nascidos em comissão da Câmara
Câmara Para juristas, IA pode agilizar a Justiça, mas supervisão humana deve estar em todas as etapas
Câmara Para juristas IA pode facilitar agilzar a Justiça, mas supervisão humana deve estar em todas as etapas Mín. 23° Máx. 37°