
Ao longo deste mês de novembro, o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realizou um novo conjunto de entregas de títulos definitivos de propriedade rural, beneficiando famílias dos municípios de Floriano, Regeneração, Bom Jesus e Landri Sales. As entregas representam um avanço decisivo na garantia de segurança jurídica e no fortalecimento da agricultura familiar nessas regiões.
As ações são resultado de um trabalho técnico contínuo realizado durante todo o ano de 2025. O cronograma de novembro integra uma agenda ampla de regularização fundiária conduzida pelo Interpi, que, em dezembro, promove um novo ciclo de entregas em mais quatro municípios, reforçando o avanço territorial do Instituto e consolidando o Piauí como referência nacional na democratização do acesso à terra.
Para o diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, o conjunto de entregas de novembro e a continuidade das ações nos meses seguintes demonstram o compromisso do Governo do Estado com a política territorial. Segundo ele, a regularização fundiária é uma ferramenta mais transformadora e determinante para o desenvolvimento rural.

“Cada título entregue representa dignidade, cidadania e futuro. Estamos avançando em diversas regiões do estado com planejamento e responsabilidade técnica, garantindo que as famílias rurais tenham segurança jurídica e possam construir uma vida com mais estabilidade. Novembro marca um conjunto importante de entregas e, em dezembro, seguiremos beneficiando mais comunidades e municípios”, afirma o diretor-geral.
O processo de regularização é criterioso, reconhece formalmente a ocupação legítima das famílias e assegura estabilidade territorial para as próximas gerações. Nele, as equipes vão a campo realizar o georreferenciamento das áreas, realizam a abertura das matrículas estaduais, o cadastramento das famílias e todas as etapas necessárias para garantir que cada título seja entregue com total respaldo jurídico.
Com o título definitivo, as famílias passam a ter acesso ampliado ao crédito rural, a políticas públicas de desenvolvimento e a programas que exigem comprovação de propriedade. A regularização fundiária oferece condições para que agricultores e agricultoras planejem a produção com mais segurança, ampliem suas fontes de renda e fortaleçam sua permanência na terra, resultando em melhorias concretas para as comunidades atendidas.

Piauí Com novas entregas de títulos, Piauí consolida referência nacional em regularização e democratização do acesso à terra
Operação PF deflagra nova fase de operação contra desvio de recursos na saúde
Clima Temporais atingem norte de Santa Catarina e provocam alagamentos
Geral Aposta de Cachoeira do Sul (RS) leva quase R$ 15 milhões na Mega-Sena
Governo Governo intensifica cirurgias urológicas com mutirão no Hospital da Ilha
Piauí Agespisa realiza leilão virtual de motocicletas inservíveis no dia 9 de dezembro
Piauí Governo divulga prazos do IPVA 2026 com descontos de até 15% para quem pagar em cota única; confira as datas de pagamentos
Geral Iphan vai deliberar sobre tombamento da sede do DOPS, no Rio
Piauí Governo do Estado investirá mais de R$ 100 milhões em obra de drenagem em Parnaíba que beneficiará mais de mil famílias Mín. 25° Máx. 32°