
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) conclui, entre os dias 24 e 28 de novembro, a Campanha Saúde da População Negra 2025 com o tema “Saúde mental da população negra: impacto do racismo no bem-estar psicológico e emocional”, que marca o encerramento de um mês com atividades voltadas à promoção da equidade racial e à valorização da população negra.
A última semana da campanha propõe uma reflexão profunda sobre como o racismo estrutural e institucional afeta a saúde mental da população negra, gerando sofrimentos emocionais, ansiedade, depressão e outros adoecimentos psicológicos que muitas vezes são invisibilizados. A abordagem busca tratar o tema com sensibilidade e empatia, reforçando a importância do acolhimento, do cuidado integral e do acesso aos serviços de saúde mental oferecidos pelo SUS.

Durante a semana, a Sesapi promove oficinas sobre saúde mental na sede da secretaria e em hospitais onde atuam integrantes do (Programa de Educação pelo Trabalho) PET Equidade, além de realizar a divulgação de materiais informativos voltados à sensibilização dos profissionais de saúde sobre o tema. Também fará parte da programação o Intercâmbio de Culturas Alimentares das Comunidades Tradicionais do Piauí, nos dias 25 e 26 de novembro, evento que celebra a diversidade e o fortalecimento cultural das comunidades negras, quilombolas e de terreiros.
Rosa Maria, diretora de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, destaca a importância de encerrar o mês da campanha com um olhar atento à saúde mental da população negra. “Falar sobre saúde mental é essencial, especialmente quando reconhecemos que o racismo é um fator que adoece e impacta o bem-estar de milhares de pessoas. Precisamos garantir que o SUS seja um espaço de acolhimento, onde todos possam ser escutados, respeitados e cuidados com dignidade”, pontuou.

O coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, Filipe Silva, explica que a Campanha Saúde da População Negra reforça o compromisso com a saúde pública. “É necessário reconhecer as diferenças, enfrentar o racismo e promover o cuidado integral. Encerramos este mês com a certeza de que estamos avançando na construção de um SUS mais humano, inclusivo e igualitário”, afirma Filipe Silva.
Com o encerramento da campanha, a Sesapi reafirma sua missão de combater o racismo em todas as suas formas, fortalecer as ações de promoção da equidade racial e ampliar o debate sobre saúde, representatividade e cuidado no serviço público, garantindo que todos os piauienses tenham acesso a um atendimento digno e livre de discriminação.
Saúde ESP/CE abre inscrições para seminário sobre atendimento especializado em saúde às pessoas transgênero
Piauí Adapi intensifica campanha de vacinação contra a brucelose no Piauí
Saude Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Teresina
Saúde Brasil recebe primeiro lote de insulina glargina e avança na produção nacional
Piauí Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa destaca cuidados que transformam a vida de bebês nascidos antes do tempo
Piauí Prematuridade: Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa destaca cuidados que transformam a vida de bebês nascidos antes do tempo
Piauí Hospital da Polícia Militar registra média de 29 dias de espera por cirurgia eletiva e reforça atuação como referência estadual
Saúde Catarata: diagnóstico precoce e tratamento são essenciais
Piauí Hospital de Bom Jesus amplia resolutividade e qualidade no atendimento à população do Sul do Piauí Mín. 21° Máx. 32°