
Nesta terça-feira (18), às 10h, um grupo formado por 40 estudantes e oito professores das escolas da rede estadual de ensino embarcam para os Estados Unidos para vivenciar uma experiência acadêmica e cultural internacional pelo Programa Do Piauí para o Mundo, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, que fortalece o ensino médio integral integrado à educação profissional e amplia as oportunidades de formação dos jovens piauienses. A comitiva segue para Boston, em Massachusetts, onde permanecerá por 30 dias participando de atividades formativas em instituições parceiras reconhecidas pela excelência acadêmica.

Estudantes das Escolas Seduc prontos para representar o Piauí em intercâmbio tecnológico nos Estados Unidos.
A equipe é formada por estudantes dos CETIs Álvaro Rodrigues de Araújo, de Itainópolis; Aprígio Pereira Bezerra, de São Julião; Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; Professor Francisco Luís de Oliveira, de Jatobá do Piauí; Professor José Pacífico de Moura Neto, de Teresina e Centro Estadual de Tempo Integral de Paulistana. Cada grupo desenvolveu projetos inovadores nas áreas de Tecnologia, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Educação Digital, selecionados entre milhares de propostas de estudantes da rede estadual.

Governador Rafael Fonteles e o Secretário Washington Bandeira recebem estudantes do programa Do Piauí para o Mundo.
Além das equipes vencedoras, também integram a comitiva dez estudantes selecionados pelas melhores notas obtidas no primeiro trimestre deste ano. Os jovens, reconhecidos pelo desempenho de destaque, representam os CETIs Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; Luiz Ubiraci de Carvalho, de Vila Nova do Piauí; Maria Modestina Bezerra, de Teresina; Martinho Vieira, de Patos do Piauí; e Professora Angelina Mendes Braga, de Pedro II. Segundo a Seduc, a presença desses estudantes o compromisso do Governo do Estado com o reconhecimento do mérito escolar e com a valorização da excelência acadêmica na rede estadual.

Estudantes são recebidos no Palácio de Karnak antes da viagem para os Estados Unidos.
Durante o intercâmbio, os estudantes participarão de workshops e programações acadêmicas nas instituições parceiras, como a Worcester Tech, a Doherty High School e a Framingham High School. As atividades incluem Robótica, Biotecnologia, Marketing Digital, Empreendedorismo, Automação e Estética Profissional. A programação contará ainda com um Curso de Introdução à Negociação com metodologia de Harvard, realizado no MIT. A experiência também contempla visitas culturais ao New England Aquarium, MIT Museum, Harvard Tour Educacional e Boston Museum of Science.
Para o secretário Washington Bandeira, a vivência internacional confirma o avanço da educação pública do Piauí. “O Programa Do Piauí para o Mundo mostra que nossos Estudantes têm talento, competência e capacidade de competir em nível global. Os jovens representam o resultado de um trabalho consolidado no Ensino Médio Integral, que hoje é referência nacional. O Piauí acredita nos seus Estudantes e garante oportunidades reais para que vivam experiências transformadoras ao redor do mundo”, afirma o secretário da Educação.

Secretário Washington Bandeira destaca o avanço do Ensino Médio Integral durante encontro com os estudantes.
O impacto humano do programa já é percebido na trajetória dos participantes. Para Ângelo Gabriel Sousa, aluno do CETI Professor Francisco Luís de Oliveira, de Jatobá do Piauí, a oportunidade representa uma mudança profunda em sua vida e na realidade da comunidade rural onde mora. “A expectativa está muito grande. No começo eu fiquei muito ansioso, mas depois a curiosidade tomou conta. Quero saber como vai ser, o que vamos aprender e como será viver essa experiência em outro país. Minha família e a comunidade do assentamento Santa Luz ficaram muito surpresas e felizes, porque ninguém daqui tinha vivido algo assim. Vou voltar com uma visão de mundo muito melhor”, afirma o estudante.

Ansiedade, alegria e orgulho tomam conta da comitiva.
A viagem é integralmente custeada pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, incluindo passagens, acomodação, alimentação, seguro saúde, vistos, passaportes e acompanhamento pedagógico. A iniciativa reafirma o compromisso em ampliar o acesso dos Estudantes piauienses às melhores experiências formativas do mundo.
SERVIÇO À IMPRENSA:
* Pauta: Embarque dos Estudantes e Professores Seduc para os Estados Unidos
* Data: 18 de novembro de 2025 (terça-feira)
* Horário: 10h
* Local: Aeroporto de Teresina – Senador Petrônio Portella
* Endereço: Avenida Centenário, Bairro Aeroporto | Teresina – PI
Piauí Do Piauí para o Mundo: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para imersão tecnológica nos EUA terça (18)
Piauí Seduc promove apoio e incentivo aos alunos da rede estadual no segundo dia do Enem 2025
Educação Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda Mín. 26° Máx. 40°