
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga as emissoras de televisão a oferecerem a opção de exibir sua programação com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sempre que for tecnicamente viável.
O texto altera o Código Brasileiro de Telecomunicações . Atualmente, a oferta de programação com Libras é prevista apenas em normas infralegais e depende de regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Por recomendação da relatora, deputada Silvia Cristina (PP-RO), o colegiado aprovou o substitutivo adotado pela Comissão de Comunicação ao Projeto de Lei 3495/24, do deputado Hercílio Coelho Diniz (MDB-MG).
A redação original tornava obrigatória a exibição de programação com intérprete de Libras em todas as transmissões. O substitutivo, no entanto, condiciona a obrigatoriedade às condições técnicas de transmissão, reconhecendo as diferenças entre os padrões digitais e analógicos atualmente em uso no país.
Silvia Cristina explicou que a transição para o sinal digital ainda não está concluída, o que inviabilizaria a adoção plena da medida neste momento.
“No cenário atual, o padrão analógico de transmissão, ainda presente em determinadas localidades, não permite a exibição alternativa da janela de Libras, limitando-se à inserção direta na imagem, o que impactaria indistintamente todas as emissoras e espectadores”, afirmou a deputada.
Próximos passos
A proposta que tramita de forma conclusiva ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova política nacional para proteger pessoas com Síndrome de Tourette
Câmara Programador acusado de facilitar descontos ilegais fica calado na CPMI do INSS
Câmara Audiência debate valorização dos servidores do MPU e fortalecimento da justiça
Câmara Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em pessoas idosas
Câmara Comissão aprova programa nacional para qualificar e apoiar microempreendedores individuais
Câmara Dirigente de associação investigada por descontos indevidos depõe à CPMI do INSS nesta segunda Mín. 26° Máx. 39°