
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, nessa quarta-feira (29), a ordem de serviço para a duplicação de 22 quilômetros da BR-316/PI que liga os municípios de Demerval Lobão e Monsenhor Gil, na região metropolitana da capital do Piauí. Com investimento de R$ 159 milhões, a obra faz parte do Novo PAC e será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo Renan Filho, a duplicação vai melhorar a mobilidade, garantir mais segurança aos motoristas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “Isso representa uma mudança muito grande, especialmente porque o Piauí aumentou o volume de transporte de carga, inclusive de carga pesada, nas BRs. Além de melhorar a qualidade do pavimento, estamos fazendo obras de adequação de capacidade que são transformadoras para a capital e para as saídas em direção ao interior”, afirmou o ministro.

Considerada uma das principais rotas diagonais do país, a BR-316 liga Belém (PA) ao litoral de Alagoas, passando por Maranhão, Piauí e Pernambuco. No Piauí, a rodovia é vital para escoar a produção agrícola do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) em direção ao Porto de Itaqui (MA),um dos principais eixos logísticos de exportação do Brasil.
A duplicação da rodovia não só melhora a mobilidade, mas também fortalece a agropecuária piauiense. A expectativa é que, em 2025, o estado registre um novo recorde na produção de grãos, estimada em 6,56 milhões de toneladas, com a soja mantendo-se como principal cultura e motor do agronegócio na região do Matopiba.
Modernização viária
Com R$ 159 milhões destinados à duplicação da BR-316, o Piauí passa a receber um volume de investimentos sem precedentes, destacou o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão: “Nosso governo tem transformado essa realidade, ampliando continuamente os aportes. O volume de recursos investidos cresce a cada ano, e é com essa realidade que compartilhamos o progresso que o estado tem alcançado.”

Em 2022, o Piauí recebeu investimentos de R$ 170 milhões. Para 2025, o montante projetado é de R$ 491 milhões, quase três vezes maior. Como prova disso, o estado registrou avanços expressivos na qualidade das rodovias federais nos últimos anos. De acordo com o Índice de Condição da Manutenção (ICM), entre 2016 e 2021, o percentual de rodovias classificadas como “boas” caiu de 82% para 30%, enquanto as consideradas “ruins” ou “péssimas” aumentaram de 8% para 25%, indicando um período de deterioração da malha viária.
Com as ações recentes de recuperação e duplicação de trechos, o cenário se inverteu. Atualmente, o Piauí apresenta 80% das rodovias federais em condição “boa”, enquanto os trechos avaliados como “ruins” ou “péssimos” caíram para apenas 2%.
Desenvolvimento contínuo
Para o governador do Piauí, Rafael Fonteles, as obras representam um marco para população. “O Governo Federal, em parceria com o governo do estado, vem promovendo o maior volume de investimentos já registrado na história do Piauí”, considerou.
Como parte do processo de melhorias dos acessos a Teresina, o Ministério dos Transportes entregou no ano passado, o viaduto do Mercado do Peixe, na BR-343/PI, em Teresina (PI), com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. Além disso, outras obras de infraestrutura foram entregues, incluindo a duplicação do primeiro trecho da BR-316, de Teresina até Demerval Lobão, a construção da ponte sobre o rio Parnaíba e a emissão da ordem de serviço para a BR-330. Essas inaugurações representam cerca de R$ 200 milhões em investimentos já aplicados no estado, sem contar os recursos adicionais que continuam sendo destinados a novos projetos de desenvolvimento.
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