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Mais de 165 mil no MA receberam R$ 118,5 milhões por descontos indevidos do INSS

Pagamentos no estado somam R$ 118,5 milhões; entenda como identificar descontos irregulares e solicitar ressarcimento pelo Meu INSS.

23/10/2025 às 14h46
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
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Mais de 165 mil no MA receberam R$ 118,5 milhões por descontos indevidos do INSS

Mais de 165 mil aposentados e pensionistas do Maranhão já receberam R$ 118,5 milhões referentes a descontos indevidos em seus benefícios. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na segunda-feira (20). Ao todo, 165.868 beneficiários do estado tiveram os valores depositados diretamente em conta.

De acordo com o INSS, outros 167.912 aposentados e pensionistas maranhenses aderiram ao acordo do Governo Federal nos últimos dias. O número representa 68,86% dos 243.840 beneficiários aptos a participar do acordo no estado.

Em nível nacional, o governo já pagou R$ 2,1 bilhões a 3,1 milhões de beneficiários. Os valores são corrigidos pela inflação (IPCA) e pagos sem necessidade de ação judicial.

Nesta nova fase do acordo, mais de 500 mil beneficiários que haviam contestado descontos e aguardavam análise das entidades poderão aderir ao ressarcimento.

Como saber se você foi vítima da fraude do INSS
Para verificar se houve descontos indevidos no seu benefício, baixe o aplicativo Meu INSS e procure o ícone do sino na parte superior da tela. Ao clicar nele, o sistema exibirá uma das duas mensagens:

Se não houve fraude: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício! O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Se pode ter sido vítima: “Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã, você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Outra forma de conferir é acessando o extrato de pagamento do INSS, onde é possível verificar todos os descontos do benefício, incluindo créditos consignados e mensalidades associativas.

Também é possível entrar em contato pelo telefone 135, canal oficial do INSS, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, o instituto recomenda ligar após as 16h ou aos sábados.

Como pedir ressarcimento
Se você identificar descontos não autorizados no seu benefício, é necessário comunicar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para iniciar o pedido de ressarcimento.

O processo pode ser feito pelo telefone 135, pelo site oficial ou pelo aplicativo Meu INSS.

Acesse o aplicativo Meu INSS e faça login com sua conta gov.br.
Clique em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
Verifique quais associações realizaram os descontos e os valores correspondentes, entre março de 2020 e 2025.
Marque se você autorizou ou não cada desconto.
Informe celular e e-mail para contato.
Declare que os dados informados são verdadeiros e clique em “Enviar declarações”.
O sistema exibirá uma mensagem confirmando que o pedido foi registrado com sucesso.
Não é necessário enviar documentos ou comprovantes neste primeiro momento.

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