O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), uma grande operação policial contra uma facção criminosa na cidade de Altos (PI). A ação cumpriu 32 mandados de busca e apreensão contra 16 suspeitos investigados por envolvimento com atividades ilícitas, incluindo homicídios, roubos e tráfico de drogas.
De acordo com a Polícia Civil, os alvos da operação integravam uma célula criminosa que promovia falsas ações sociais, como distribuição de brinquedos e alimentos, com o intuito de atrair e cooptar jovens de comunidades carentes. As atividades eram filmadas e enviadas aos líderes da facção para comprovar a execução das ordens.
O delegado Charles Pessoa, responsável pelas investigações, destacou que o grupo utilizava essas ações simuladas para manipular a população e expandir sua influência.
“A facção tem buscado usar ações sociais falsas como instrumento de cooptação. É uma forma de manipulação e um desafio à autoridade do Estado. Nossa resposta é clara: tolerância zero com o crime organizado”, afirmou o delegado.
O coordenador do Draco, Laércio Evangelista, reforçou que a operação faz parte das estratégias da Secretaria de Segurança Pública para conter a atuação de facções na região metropolitana de Teresina.
“Seguiremos firmes no combate às organizações criminosas, garantindo mais segurança e tranquilidade à população”, declarou.
A ação contou com o apoio de várias forças de segurança, incluindo BEPI, BOPE, FEISP, BOPAER, e as diretorias de Inteligência e Polícia Metropolitana.
Mín. 19° Máx. 31°